Peters, Carlos Eduardo Marotta [UNESP]2014-06-242014-06-242006-06-16Patrimônio e Memória, v. 2, n. 1, p. 134-145.1808-1967http://hdl.handle.net/11449/107996O intuito do presente texto é analisar as possibilidades abertas pela análise histórica para a renovação dos problemas, métodos e fontes da História da Educação brasileira. Para tanto, destaca-se a influência dos pensadores ligados ao movimento de renovação da educação conhecidos como escolanovistas na produção sobre educação no Brasil e as contribuições para a História da Educação advindas de pesquisadores abertos ao diálogo com as novas correntes historiográficas.The intention of the present text is to analyze the possibilities opened by historical analysis for the renewal of the problems, methods and sources of the History of Brazilian Education. To accomplish that, it is emphasized the influence of the thinkers to the movement of renewal of education known as escolanovistas in the production of education in Brazil and the contributions to the History of Education granted by researchers open to the dialogue with new historiographic schools.porHistory of educationhistoriographysourcesHistória da educaçãohistoriografiafontesHistória da educação brasileira: novas fontes e novos enfoques de análiseArtigoAcesso abertoISSN1808-1967-2006-2-1-134-145.pdf