Scarlatto, Elaine Cristina [UNESP]Carlindo, Eva Poliana [UNESP]Silva, Marilda da [UNESP]2015-07-152015-07-152010Revista LEVS, v. 6, n. 6, p. 90-101, 2010.1983-2192http://hdl.handle.net/11449/124752Este estudo investiga atos agressivos manifestados pelos/as professores/as contra seus/as alunos/as em sala de aula. Para tanto, recorremos às contribuições da literatura brasileira acerca da violência escolar, produzida na última década e publicada na Base Scielo e utilizamos como fonte 32 histórias de escolarização narradas por alunas que, em 2004, cursaram a disciplina Didática II do curso de Pedagogia oferecido pela Faculdade de Ciências e Letras – campus de Araraquara – Unesp. Os resultados da literatura indicaram que professores/as também são protagonistas de violências contra seus/as alunos/as e que, em geral, estes/as profissionais estão despreparados para combater o fenômeno. As análises das histórias mostraram que os/as professores/as dos diferentes níveis de ensino praticam atos agressivos contra seus/as alunos/as, físicos e verbais, predominando os verbais. Faz-se urgente conhecer essa problemática para que possamos pensar em alternativas futuras, tendo em vista o cumprimento do ECA que visa, sobretudo, assegurar os direitos fundamentais.90-101porDireitos HumanosHistória de escolarizaçãoExclusãoViolência escolarViolências por professores/as contra seus/as alunos/asArtigoAcesso abertoISSN1983-2192-2010-06-06-90-101.pdf21646768857279600432607332289452