Carvalho, Maria Bernadete Sarti da Silva [UNESP]Santos, Renan Bastos de Olivas Ferreira [UNESP]2021-03-102021-03-102018-12-17SANTOS, Renan Bastos de Olivas Ferreira. Horta escolar como recurso didático para a educação ambiental. 2018. 50 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Geografia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2018.http://hdl.handle.net/11449/203665Supported by the theoretical framework of environmental education and the perspective of school environmental education, this paper analyzes, in a qualitative approach and as a case study, a practical experience of the Extension Group in Agroecology Gira-Sol in December 2017 at Escola Estadual Prof. Heloísa Lemenhe Marasca, located in Rio Claro, São Paulo. The study was motivated by the potential of a school garden as didactic resource and its influence in teaching- learning process. The project generated a serie of open-air teaching practices, and has worked on topics such as healthy eating, solid waste management, ecosystems, composting and food sovereignty, aiming to contribute to students environmental awareness. Due to the school garden management, the they were inspired to perform, observe and resume their knowledge in class, allowing them to ally theory with practiceApoiado no referencial teórico da educação ambiental crítica e considerando a importância e necessidade da educação ambiental escolar, este trabalho analisa, numa abordagem qualitativa e como estudo de caso, uma experiência prática realizada de maio a dezembro de 2017 pelo grupo de extensão em Agroecologia Gira-Sol na Escola Estadual Prof.ª Heloísa Lemenhe Marasca, localizada no município de Rio Claro - SP. O estudo foi realizado tendo como pressuposto o potencial da horta escolar usada como recurso didático e qual sua influência no processo ensino-aprendizagem. O projeto deu origem a uma série de práticas de ensino ao ar livre e também em sala de aula e trabalhou com temas como alimentação saudável, o manejo de resíduos sólidos, ecossistemas, compostagem e soberania alimentar, visando contribuir com o processo de tomada de consciência ambiental dos alunos. Com a feitura da horta os alunos foram levados a sentir, observar e retomar os conhecimentos trabalhados em aula, possibilitando aliar teoria e prática50 f.HorticulturaHortaliçasEducação ambientalMaterial didáticoNutriçãoResíduos sólidosEcossistemasAdubos compostosEcologia agrícolaRio Claro (SP)Horta escolar como recurso didático para a educação ambientalTrabalho de conclusão de cursoAcesso aberto990009164690206341http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2019-06-17/000916469.pdf