Gusmão, Emery Marques [UNESP]2015-02-242015-02-242010Educação em Revista, v. 11, n. 2, p. 01-74, 2010.1518-7926http://hdl.handle.net/11449/115319Apresentamos uma análise da obra História do Brasil Ensinada pela Biografia de seus Heróis - Ensino Cívico - livro para as classes primárias, lançado em 1890 por Silvio Romero pela Livraria Editora Francisco Alves. A obra teve pelo menos nove edições (a oitava datada de 1908 e a nona de 1913), o que sugere algum sucesso num momento em que os livros de leitura e as cartilhas eram os únicos (ou os principais) livros a que os alunos da escola primária tinham acesso. Concebida para “substituir pela biografia a instrução cívica”, Historia do Brasil evidencia a convergência, no século XIX, da produção de saberes acerca da realidade nacional (particularmente no Instituto Histórico e Geográco Brasileiro e na Academia Brasileira de Letras) com a nacionalização os currículos.01-74porEnsino de HistóriaContribuição de Silvio Romero para o currículo da escola elementar no século XIXArtigoAcesso abertoISSN15187926-2010-11-02-01-74.pdf98411912831497070000-0002-2821-5199