Gabini, Wanderlei SebastiãoDiniz, Renato Eugênio da Silva [UNESP]2014-05-202014-05-202009-01-01Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 15, n. 2, p. 343-358, 2009.1516-7313http://hdl.handle.net/11449/17413O presente artigo discute estratégias utilizadas em um processo de formação continuada que se destina a promover a inserção da informática nas aulas de Química, organizado com base na racionalidade prática e na reflexão crítica sobre o trabalho docente. Esse processo envolveu professores de escolas estaduais localizadas na região de Jaú (SP) e utilizou a educação a distância como recurso para mediar os períodos entre os encontros presenciais. As estratégias selecionadas para discussão neste artigo, dentre as utilizadas no processo de formação, são: a elaboração de material didático e o desenvolvimento de aulas nas Salas Ambiente de Informática das escolas. Tais propostas se revelaram importantes por considerarem o professor como autor dos recursos didáticos para trabalho em sala de aula, e o contexto escolar como subsídio à própria ação de formação.This article discusses strategies used in a process of in-service teacher training which aims to promote the insertion of Information and Communication Technologies (ICT) in Chemistry, classes organized on the basis of practical thinking and critical reflection on the teaching. This process has involved teachers in state public schools in the region of Jaú (SP) and has used Distance Education as a resource to mediate in the periods between meetings. The strategies selected for discussion in this article, among those used in the process of in-service teacher training, are the elaboration of learning materials as well as working with students in the Computer Lab of the schools. These proposals have shown up as important features for consideration: the teacher as the author of learning resources for the work in the classroom, along with the school context as a subsidy for the process of in-service teacher training itself.343-358porFormação continuada de professoresEnsino de QuímicaInformáticaIn-service teacher trainingChemistry teachingInformation and Communication Technologies (ICT)Os professores de química e o uso do computador em sala de aula: discussão de um processo de formação continuadaChemistry teachers and the use of computers in the classroom: discussions about a process of in-service teacher trainingArtigo10.1590/S1516-73132009000200007S1516-73132009000200007Acesso abertoS1516-73132009000200007.pdf23749743139537720000-0002-0192-3988