De Bonis, Maurício Funcia [UNESP]Calado, Ricardo Bigio [UNESP]2022-05-092022-05-092022-03-23http://hdl.handle.net/11449/234628Este trabalho traz três experiências composicionais realizadas ao longo da pesquisa do Doutorado. A primeira, Abstracts, para contrabaixo e eletrônica, opera sobre elementos de aleatoriedade. A segunda proposta, na realidade, são duas pequenas peças intituladas Micropeças Antivírus, para instrumentos variados, eletrônica e vídeo, produzidas durante o confinamento por ocasião da Pandemia de COVID - 19, e traçam olhares sobre o contexto de então. A terceira, a mais longa do grupo, chama-se CALADO! - Um Recital-Documentário para contrabaixo, eletrônica e vídeo, construída a partir do livro de mesmo nome, do jornalista Stenka Calado, sobre o assassinato de seu pai, o ativista político Jaime Calado, durante uma manifestação contra integralistas em Fortaleza, em 1949. A peça foi construída a partir de performances ocorridas durante o ano eleitoral de 2018, com modificações feitas a cada apresentação, como reação ao momento político vivido. A proposta é trazer uma discussão sobre os processos criativos das obras aqui apresentadas, relacionando-os com os assuntos mencionados - Música, Tecnologia e Política, a fim de refletir sobre a linguagem musical e sobre os papéis de performer e compositor, além do contexto político polarizado no Brasil, intensificado pelas consequências advindas da Pandemia ocorrida a partir de 2020.This work brings three compositional experiences carried out throughout the Phd research. The first, Abstracts, for double bass and electronics, operates on elements of chance. The second proposal, in fact, are two small pieces entitled Micropeças Antivirus, for various instruments, electronics and video, produced in the lockdown during the COVID – 19 Pandemic, which draw views on the context of the time. The third, the longest in the group, is called CALADO! (SILENT!) - A Recital-Documentary for double bass, electronic and video, built from the book of the same name, by journalist Stenka Calado, about the murder of his father, the political activist Jaime Calado, during a demonstration against members of the "integralist" movement in Fortaleza, in 1949. The piece was built from performances during the election year 2018, with modifications made for each presentation, as a reaction to the political moment lived. The proposal is to bring a discussion about the creative processes of the works presented here, relating them to the mentioned elements - Music, Technology and Politics, in order to reflect on musical language and on the roles of performer and composer beyond the polarized political context in Brazil and intensified by the consequences of the Pandemic from 2020.porMúsica e tecnologiaMúsica e políticaProcessos artísticosCalado! Música, tecnologia e política em três propostas composicionais para contrabaixo e outras mídiasCalado! (Shut up!) Music, technology and politics in three compositional proposals for double bass and other mediaTese de doutoradoAcesso aberto33004013066P3