Spalding, Marianne [UNESP]Almeida, Janete Dias [UNESP]Rehem, Amanda RodriguesGonçalves, Ana Beatriz SimeãoNascimento, Anderson de OliveiraHatje, Bárbara AraújoSimões, Beatriz Venturoso [UNESP]Gagliardi, Carolina Fedel [UNESP]Sabino, Clarice Ferreira [UNESP]Silva, Douglas Ferreira daFernandes, Ellen Eduarda [Unesp]Pereira, Ellen RandoliMendes, Gabriela VieiraZucco, Gabriela RibeiroSouza, Gabriella Scheffer Martins deSilva Júnior, Jefferson Pires daSilva, Jéssica Miranda daMendes, José Wilson SilvaSiqueira, Joyce Roma Correia dos SantosSilva, Juliana de Freitas GouveiaSantos, Kamilla Alves [UNESP]Souza, Karina Barbosa [UNESP]Nazário, Letícia de MiguelViveiro, Letícia Rampazzo da GamaTanaka, Lucas Eigi BorgesCoelho, Marcelle SimõesFernandes, Marina SantosFernandes, MatheusFélix, Noelma de SousaBarros, Pedro Caio AlvesDantas, Rafaela Lantyer Marques [UNESP]Morais, Raquel Coutinho deSilva, Rebeka Cristiane dos SantosRodriguez, Rita Maria MorejonPinatti, Roseli de Freitas AraujoTricoly, Tainá da SilvaQueiroz, TalitaPereira, Tatiana Cursino [UNESP]Ruano, Victor2023-01-302023-01-302023-01-25978-65-00-61250-9http://hdl.handle.net/11449/239133Na área da educação, a pandemia do novo coronavírus impactou profundamente o processo de ensino-aprendizagem, promovendo mudanças abruptas e significativas em todos os níveis, desde o ensino básico até o superior, incluindo a pós-graduação. Durante o período de quase dois anos, tanto professores quanto alunos buscaram se adaptar ao novo cenário, por vezes improvisando, criando e desenvolvendo estratégias para dar continuidade ao processo de ensino. Na Disciplina de “Didática e Tecnologia Educacional aplicada ao ensino superior”, do programa de pós-graduação “Ciências Aplicadas à Saúde Bucal”, com o apoio do LAPP- Laboratório de Práticas Pedagógicas, do Instituto de Ciência e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, ICT-Unesp de São José dos Campos, foram discutidas propostas no intuito de auxiliar, especialmente os docentes, na utilização de ferramentas pedagógicas com uso de recursos digitais. Assim, nasceu a ideia para elaboração deste material, que foi produzido por pós-graduandos do programa no decorrer do 2º semestre de 2021. O livro busca trazer algumas possibilidades para a prática docente, por meio da apresentação de ferramentas e mídias digitais que possam contribuir com a elaboração e gravação de aulas, edição de vídeos, avaliações, interação e comunicação.porEducação BrasilMetodologias de ensinoDidáticaSoluções didáticas e mídias digitais para educaçãoDidactic solutions and digital media for educationLivroAcesso aberto13746264246325810000-0003-3667-2434