Melchiori, Lígia Ebner [UNESP]Rodrigues, Olga Maria Piazentin Rolim [UNESP]Francisco Júnior, Luiz Carlos [UNESP]Andrieto, Elisangela [UNESP]Assumpção, Maristela de Fátima [UNESP]Castro, J. S. [UNESP]Farias, Mariana de Oliveira [UNESP]Freitas, Roberta Maria Carvalho de [UNESP]Martins, D. K. [UNESP]Moraes, Roberta Quirino [UNESP]Pacini, Bruna Aguiar [UNESP]Silva, E. F. [UNESP]Silva, Rafaela Ferreira da [UNESP]Tanaka, E. L. [UNESP]Zago, Patrícia Ellen Buchi [UNESP]2017-01-182017-01-182003http://hdl.handle.net/11449/148495Introdução: Atualmente, para boa parcela da população, a criança começa a conviver em outros ambientes socializadores desde cedo. O fato da criança pequena vivenciar, diariamente, duas situações diferentes – o lar e a creche – faz supor que esta passa a desempenhar também um papel de extrema importância no seu desenvolvimento. Isto faz com que o desenvolvimento das crianças que estão diuturnarmente nesses dois contextos bem definidos necessite ser amplamente estudado. Objetivo: Esse projeto tem por objetivo acompanhar o desenvolvimento de bebês que freqüentam as creches municipais da cidade de Bauru, oferecendo, se necessário, orientação as educadoras das creches e aos pais das crianças, de forma a otimizar seu desenvolvimento. Método: A clientela – alvo do projeto são 114 crianças de 4 a 18 meses de idade, que freqüentam as 9 creches municipais de Bauru, 22 educadoras e os pais dos bebês envolvidos. Onze estagiários se distribuem semanalmente nas creches avaliando cada bebê e orientando educadoras e pais a estimularem os bebês nas áreas detectadas como deficitárias. Para a avaliação dos bebês está sendo utilizada a “Escala de Avaliação do Desenvolvimento Psicomotor Infantil” (Rodrigues, Arancibia & Undurraga, 1992), que avalia comportamentos classificados nas áreas de desenvolvimento social, linguagem, motora e coordenação. Os resultados obtidos estão sendo avaliados de acordo com as normas da escala e as orientações estão sendo fundamentadas na literatura científica disponível. Resultados: Em função de o projeto estar em andamento, os dados ainda estão sendo coletados e analisados. No entanto, os resultados previstos são: a) bebês com desenvolvimento otimizado; b) educadoras e pais mais competentes ao lidarem com o desenvolvimento dos bebês sob seus cuidados; c) educadoras e pais mais bem preparados para detectarem possíveis déficits de desenvolvimento em outros bebês, no futuro, uma vez que esse projeto atua como um curso de reciclagem, formando cuidadores mais conscientes e competentes.porAcompanhamento do desenvolvimento de crianças de creches municipais nos dois primeiros anos de vida: avaliação e orientação aos cuidadoresResumoAcesso aberto01274911710319048149650593877042