Cavalari, Rosa Maria Feiteiro [UNESP]Jamaguiva, Gleice [UNESP]2025-02-202025-02-202020https://hdl.handle.net/11449/261175As Unidades de Conservação configuram-se como uma das principais estratégias da política ambiental brasileira, com a finalidade de conservação, não apenas da biodiversidade, mas da diversidade cultural e da qualidade de vida associadas a ela. Para tais áreas estão preconizadas ações e processos da Estratégia Nacional de Comunicação e Educação Ambiental em Unidades de Conservação (ENCEA), sendo a Educação Ambiental um saber complexo visando a transformação social e assumindo a crise ambiental como uma questão ética e política. Uma das diretrizes da ENCEA trata da participação social enfaticamente preconizada na criação, implementação e gestão dessas áreas. O que, entretanto, constitui um desafio, devido, entre outros fatores, às assimetrias sociais no que tange as populações locais. O objetivo do presente trabalho é, então, investigar de que modo a Educação Ambiental e a Comunicação podem contribuir para incrementar e potencializar a participação social nas UCs, uma vez que ela é considerada fundamental no cumprimento dos objetivos das mesmas. Para tanto, o trabalho consistiu em uma investigação de natureza qualitativa do “tipo” documental cujo corpus documental é constituído pelas publicações do Ministério do Meio Ambiente (MMA) : “Estratégia Nacional de Comunicação e Educação Ambiental em Unidades de Conservação( ENCEA)" de 2009 e a “Série Educação Ambiental e Comunicação em Unidades de Conservação ' de 2015. A partir das análises realizadas é possível concluir que "Educomunicação" e Arte Educação devem ocupar papel de destaque no debate teórico-prático sobre Educação Ambiental e Comunicação no contexto das Unidades de Conservação como aportes para a participação social nessas áreas. Contudo, vários são os desafios e esforços a serem direcionados para a construção de espaços públicos que efetivamente sejam democráticos e cumpram os objetivos socioambientais pelos quais foram criados, especialmente frente à atual desconstrução da política de proteção socioambiental brasileira , após décadas de evolução e consolidação.Conservation Units are one cf the main guidelines of Brazilian environmental policy, with a conservation standard, not only of biodiversity, but of cultural diversity and the quality of life associated with it. For such areas, actions and processes of the National Strategy for Communication and Environmental Education in Conservation Units (ENCEA) are recommended, with Environmental Education being a complex saber for social transformation and assuming the environmental crisis as an ethical and political issue. One of ENCEA's guidelines deals with social participation strongly advocated in the creation, implementation and management of these areas. What constitutes a challenge, due, among other factors, to social asymmetries with regard to local locations. The objective of the present work is, then, to investigate how Environmental Education and Communication can contribute to increase and potentiate social participation in UCs, since it is considered fundamental in the fulfillment of their objectives. To this end, the work consisted of a qualitative investigation of the documentary type whose documentary corpus consists of publications from the Ministry of the Environment (MMA): "National Strategy for Communication and Environmental Education in Conservation Units (ENCEA) ” 2009 and "Serial Education and Communication Series in Conservation Units ” of 2015. Based on the analyzes carried out, it is possible to conclude that "Educomunication” and "Art Education” should play a prominent role in the theoretical-practical debate on Environmental Education and Communication in the context Conservation Units as contributions to social participation in these areas. However, there are several challenges and efforts to be directed towards the construction of public spaces that are effectively democratic and fulfill the socio-environmental objectives for which they were created, especially in view of the current deconstruction of the Brazilian social and environmental protection policy, after decades of evolution and consolidation.porPolítica ambientalTransformação socialParticipação socialEnvironmental policySocial transformationSocial participationEducação ambiental e unidades de conservação: um estudo sobre a Estratégia Nacional de Comunicação e Educação Ambiental (ENCEA)Environmental education and conservation units: a study on the National Strategy for Communication and Environmental Education (ENCEA)Trabalho de conclusão de cursoAcesso aberto