Sant'Anna, Marco Antonio Domingues [UNESP]Marcelo, Fernando Antônio [UNESP]2025-02-242025-02-242024-12-18MARCELO, Fernando Antônio. Contribuições literárias para uma leitura dialógica com alunos do nono ano do Ensino Fundamental. 2025. 103 f. Dissertação (Mestrado Profissional) - Universidade Estadual Paulista - UNESP, Faculdade de Ciências e Letras, Assis, 2024.https://hdl.handle.net/11449/261352O texto literário é um expressivo instrumento de colaboração na formação de leitores, pois carrega em si alta qualidade estética e faz uso especial da linguagem metafórica. É preciso que a nobre função de formar leitores, comumente atribuída à escola, seja empreendida por meio da leitura desses textos, já que são constituídos de saberes sobre a vida e humanização do homem, capazes de promover experiências únicas. Considerando a importância da obra literária, propomos, com este trabalho, apresentar uma prática de leitura que permita aos alunos a atribuição de sentido ao que é lido e seu compartilhamento. As propostas de atividades do projeto se ancoram nas habilidades do Currículo Paulista e nas teorias de leitura descrita por Cosson (2006). Ademais, nosso aporte teórico terá como base, para os estudos sobre literatura, Moisés (1967) e Candido (2004). Nos aspectos da leitura e do ensino de literatura, Souza (2010), Souza & Girotto (2011), Koch e Elias (2006), Kleiman (2008), Currículo Paulista (2019), dentre outros. Escolhemos para as aulas práticas dialógicas o capítulo “LXVIII - O vergalho” do romance “Memórias póstumas de Brás Cubas”; os contos – “As cerejas” e “A moça tecelã”, respectivamente, Artur de Azevedo e Marina Colasanti. Além disso, elegemos o texto “Poema tirado de uma notícia de jornal”, de Manuel Bandeira, para abordar e analisar elementos da estrutura poética e o contexto de produção, pois, os gêneros literários em prosa e verso possibilitam explorar as principais características da ficção. Dessa maneira, acreditamos que o presente trabalho permitirá aos leitores em formação, a apreciação efetiva do texto literário, a fim de estabelecer a integração entre teoria e prática. Com isso, objetivamos aprimorar a competência leitora dos alunos do 9° ano do Ensino Fundamental.The literary text is an expressive instrument of collaboration in the formation of readers, as it carries high aesthetic quality and makes special use of metaphorical language. It is necessary that the noble function of training readers, commonly attributed to school, be undertaken through reading these texts, as they are made up of knowledge about life and the humanization of man, capable of promoting unique experiences. Considering the importance of literary work, we propose, with this work, to present a reading practice that allows students to attribute meaning to what is read and share it. The project's activity proposals are anchored in the skills of the Paulista Curriculum and in the reading theories described by Cosson (2008). Furthermore, our theoretical contribution will be based, for studies on literature, Moisés (1967) and Candido (2004). In aspects of reading and teaching literature, Souza (2010), Souza & Girotto (2011), Koch and Elias (2006), Kleiman (2008), Currículo Paulista (2019), among others. We chose for the dialogic practical classes the chapter “LXVIII - O vergalho” from the novel “Memórias Póstumas de Brás Cubas”; the short stories – “As cerejas” and “A moça tecelã”, respectively, Artur de Azevedo and Marina Colasanti. Furthermore, we chose the text “Poema tirado de uma notícia de jornal” - Manuel Bandeira - to address and analyze elements of the poetic structure and the context of production. Therefore, the literary genres in prose and verse make it possible to explore the main characteristics of fiction. In this way, we believe that its power of conciseness allows readers in training to effectively appreciate the literary text, to establish integration between theory and practice. With this, we aim to improve the reading competence of students in the 9th year of Elementary School.porLeituraLiteraturaNarrativaDialogismoReadingLiteratureNarrativeDialogismContribuições literárias para uma leitura dialógica com alunos do Ensino FundamentalLiterary contributions to a dialogic reading with ninth grade elementary school studentsDissertação de mestradoAcesso aberto23001011069P52211439645240508