Campos, Luciana Maria Lunardi [UNESP]Sun, Hinan Tsai2020-04-202020-04-202020-02-21http://hdl.handle.net/11449/192256Este trabalho tem como referencial a pedagogia histórico-crítica e como objeto de estudo os conteúdos escolares de Ecologia. Ecologia é uma área central dentro da área das Ciências Biológicas e é conteúdo proposto no Currículo do Estado de São Paulo e na Base Nacional Comum Curricular, respectivamente nos sextos e sétimos anos do ensino fundamental. A identificação dos conteúdos escolares, de diferentes áreas das ciências, e tendo por referência o conceito de conteúdos clássicos, é um desafio que tem sido assumido por pesquisadores pautados na pedagogia histórico- crítica. A partir do exposto, as questões de pesquisa norteadoras do estudo foram: conteúdos fundamentais de Ecologia, identificados por especialistas na área, estão presentes no currículo do estado de São Paulo e na Base Nacional Comum Curricular? Esses conteúdos se articulam ao conceito de conteúdo clássico? O objetivo da pesquisa foi analisar conteúdos fundamentais de Ecologia, apontados por ecólogos e propostos por documentos oficiais de ensino, a partir do conceito de conteúdo clássico. Como resultados temos que, houve correspondência entre os conteúdos mais citados pelos especialistas e pelos documentos curriculares, os quais foram: ‘interações ecológicas’ e ‘conservação’, e que ‘interações ecológicas’ é conceito fundamental para entender a Ecologia.This thesis has as theoretical foundation the historical-critical pedagogy and the concept of classical knowledge and it has as object of study the school contents of ecology. Ecology is a central theme in the biology field, and its contents are proposed in the Sao Paulo State Curriculum and Common Curricular Base for, respectively, the sixth and seventh grades of elementary school. The identification of the school contents in different areas of science throw the classical knowledge approach is a challenge that has been taken up by researchers based on the historical-critical pedagogy. Based on that, the questions that guided this study were: Are the central ecology contents – identified by specialized professionals – present in the curriculum of São Paulo and in the National Common Curricular Base? Are they articulated with the classical knowledge concept? So, this study aimed to analyze the central ecology contents pointed out by ecologists and official curriculum documents, based on the classical knowledge concept. As result, there was a parity between the contents most cited by the specialists and the curricular documents, which were ‘ecological interactions’ and ‘conservation’. Moreover, ‘ecological interactions’ is a fundamental concept to understand Ecology.porPedagogia histórico-críticaEducação básicaEnsino de EcologiaHistorical-critical pedagogyElementary educationEcology teachingPedagogia histórico-crítica, conteúdos clássicos e o ensino de Ecologia na educação básicaHistorical-critical pedagogy, classical knowledge and Ecology teaching in elementary educationDissertação de mestradoAcesso aberto00093012333004056079P0