Garcia, Teise de Oliveira GuaranhaAdrião, Theresa Maria de FreitasBorghi, Raquel Fontes [UNESP]Bertagna, Regiane Helena [UNESP]Correa, Bianca Cristina2016-06-282016-06-282011CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 2468-24809708-2011http://hdl.handle.net/11449/139742O trabalho caracteriza os três grupos empresariais com maior incidência junto a redes públicas de ensino no estado de São Paulo por meio da aquisição dos chamados “sistemas privados de ensino”: COC, Objetivo e Positivo. Integra a pesquisa interinstitucional em andamento “Sistemas apostilados de ensino e municípios paulistas: o avanço do setor privado sobre a política educacional local”, desenvolvida no âmbito do Greppe. Os dados apresentados confirmam a tendência de crescimento da atuação dos três grupos na educação pública paulista identificada em pesquisa anterior, como estratégia de ampliação do capital.2468-2480porSistemas de ensinoParcerias público-privadoPrivatizaçãoA atuação de grupos empresariais na área educacional e sua inserção em redes públicas de ensino: reflexões iniciaisTrabalho apresentado em eventoAcesso abertoISSN2236-9708-2011-2468-2480.pdf688307556460027745380181500387180000-0003-1486-73960000-0003-4415-0978