Baraldi, Ivete Maria [UNESP]Rosa, Erica Aparecida Capasio [UNESP]2019-03-262019-03-262019-02-15http://hdl.handle.net/11449/181205Este trabalho tem como objetivo elaborar uma compreensão da inclusão escolar em escolas públicas Inovadoras e Criativas do Estado de São Paulo por meio de narrativas de sujeitos escolares. Para atingir tal objetivo, foram produzidas 14 narrativas utilizando como metodologia a História Oral, por meio de entrevistas. Para analisar utilizamos a convergência/divergência em que foram elaborada duas temáticas de discussões. A primeira delas é Escolas Inovadoras e Criativas: Um olhar para a inclusão escolar e o ensino de Matemática, subdividida em seis tópicos: Gestão Escolar, Envolvimento com outras instituições, Metodologia de Ensino, Ensino de Matemática. A segunda temática é Deficiência e inclusão escolar: discussões, na qual são discutidos os conceitos e as compreensão dos professores entrevistados ao respeito do estudante com deficiência nessas escolas. Diante disso, compreendeu-se que houve um avanço em termos de gestão, organização curricular e envolvimento com a comunidade, mas que ele pouco reflete na metodologia de ensino, em particular quando se considera o estudante com deficiência. Dessa forma, ainda são necessários mais esforços, bem como políticas públicas voltadas para a formação do professor de Matemática para que, efetivamente, a educação seja inclusiva para todosThis work intends to comprehend the educational inclusion inside the “Innovative and Creative” public school in the State of São Paulo through some narratives constructed by students and teachers. To achieve this goal, 14 narratives have been produced and appropriated as Oral History Methodology. Through the convergence/divergence analysis, two discussion strategies were constructed. The first one is on “Innovative and Creative Schools”: school management, involvement with other institutions, teaching methodology, and teaching mathematics. The second strategy is on “Deficiency and Educational Inclusion”: theme that brings up discussions about the concepts and comprehension from the interviewed teachers regarding their respect for the deficient student of these educational institutions. Thus, there is an advance in terms of organization, curricular organization and involvement with the community that is somewhat specific in its form of education, particularly when considering a student with disability. These are a few necessary practices and efforts to effectively prepare the mathematics teacher in formation to provide an education that is inclusive for every student.porEducação inclusivaEnsino de MatemáticaHistória oralPessoas com deficiênciaInclusive educacionMathematics teachingOral historyStudents with disabilitiesEscolas inovadoras e criativas e inclusão escolar: um estudo em Educação MatemáticaInnovative and creative schools and school inclusion: a study in Mathematical EducationTese de doutoradoAcesso aberto00091421233004137031P7