Batista, Drielly Adrean [UNESP]Lepre, Rita Melissa [UNESP]Costa, Rodrigo Cesar [UNESP]Kadooka, Aline [UNESP]2015-08-212015-08-212013Colloquium Humanarum, v. 10, n. Especial, p. 1175-1182, 2013.1809-8207http://hdl.handle.net/11449/127151O presente trabalho tem por objetivo mostrar por meio de um estudo teórico, alguns apontamentos a respeito da creche e de sua identidade, destacando características assistenciais, assistencialistas e educacionais presentes. A pesquisa buscou contextualizar o papel da creche no Brasil, e identificar se ela somente abriga crianças para que as famílias possam trabalhar ou se, alem do cuidar, ela tem o propósito de educar e desenvolver todas as suas habilidades do ser humano, contribuindo para a sua formação plena. Esse trabalho nos leva a uma grande reflexão sobre o dia a dia em creches, e ao final como é caracterizado sendo um ambiente onde somente se presta um assistencialismo ou também educa.1175-1182porCrecheEducação infantilPráticas pedagógicasAssistencialAssistênciaO verdadeiro mundo da creche: educar ou prestar assistência?Artigo10.5747/ch.2013.v10.nesp.000573Acesso abertoISSN1809-8207-2013-10-Especial-1175-1182.pdf9109045495650654