Simis, Anita [UNESP]Amaral, Rodrigo Correia do2015-07-152015-07-152012Eptic, v. 14, n. 3, p. 1-18, 2012.1518-2487http://hdl.handle.net/11449/125016This paper analyzes the dynamics of Brazilian cultural policy between 1995 and 2010. Studies related defend the existence of a "contrast" between the results obtained by the government of Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) and Luiz Inácio Lula da Silva (2003- 2010), that divide it between a model "neo-liberal" and a "democratic" model of cultural policy. Our main achievement is to produce empirical knowledge that can verify these claims. The build of indicators was guided by the theoretical assumption of the historical new institutionalism, discussed by Pierson (2006), and the observed universe comprises the totality of cultural producers who have submitted projects to “Mecenato”, registered in SALICNET - Ministry of Culture.Este trabajo analisa la dinamica de la politica cultural brasileña entre 1995 y 2010. Estudios relacionados al tema defenden la existencia de un "contraste" entre los resultados obtenidos por los gobiernos de Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) y de Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010) que los dividia entre un modelo "neoliberal" y un modelo "democrático" de politica cultural. El objetivo de la investigación es producir un conocimiento empírico acerca de ese período que verifique esas afirmaciones. Las construcción de los indicadores fué orientada por la presuposicón teórica del neoinstitucionalismo debatido por Pierson (2006) y el universo observado compreende la totalidad de los productores culturales que presentan proyectos al Mecenato registrados por el Sistema de Apoyo a las Leyes de Incentivo a la Cultuta - SALICNET, del Ministério de la Cultura.Este trabalho analisa a dinâmica da política cultural brasileira entre 1995 e 2010. Estudos relacionados ao tema defendem a existência de um “contraste” entre os resultados obtidos pelos governos de Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) e Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010), que os dividiria entre um modelo “neo-liberal” e um modelo “democrático” de política cultural. O objetivo da pesquisa é produzir um conhecimento empírico sobre este período que verifique essas afirmações. A construção dos indicadores foi orientada pelo pressuposto teórico do neo-institucionalismo histórico, debatido por Pierson (2006), e o universo observado compreende a totalidade de produtores culturais que apresentaram projetos ao Mecenato registrados pelo Sistema de Apoio às Leis de Incentivo à Cultura – SALICNET, do Ministério da Cultura.1-18porBrazilian cultural policyactors' behaviornew institutionalismpolítica cultural brasileñacomportamiento de los actoresneoinstitucionalismopolítica cultural brasileiracomportamento dos atoresneoinstitucionalismoMecenato no Brasil democráticoPatronage in democratic BrazilMecenato en el Brasil democráticoArtigoAcesso abertoISSN1518-2487-2012-14-03-01-18.pdf5684025553380264