Sormani Júnior, CélioPirola, Nelson Antonio [UNESP]2016-03-022016-03-022010Revista Científica das Faculdades Integradas de Jaú, v. 7, n. 1, p. 30-46, 2010.1806-5589http://hdl.handle.net/11449/134534The present work is determined to analyse trigonometry problem solving with the help of CabriGéomètre II software from the perspective of two axes of mathematics teaching which are: the concept formation in Klausmeier and Goodwin´s perspective(1977) and problem solving according to Sternberg’s conception(2000). With such an approach traces of a more significant learning may be found , which according to Ausubel(1980) enables the adoption of better teaching and learning practices.Este trabalho pretende analisar a resolução de problemas de trigonometria com auxílio do software Cabri-Géomètre II, sob a ótica de dois eixos estruturadores do ensino da Matemática: a formação de conceitos na perspectiva de Klausmeier e Goodwin (1977) e a resolução de problemas na concepção de Sternberg (2000). Com esta abordagem podem ser encontrados indícios de uma aprendizagem mais significativa que, segundo Ausubel (1980), possibilita a adoção de melhores práticas de ensino aprendizagem.30-46porSolving problemsFormation of notionsSignificative learningTrigonometryComputerCabri Géomètre IIResolução de problemasFormação de conceitosAprendizagem significativaTrigonometriaInformáticaCabri Géomètre IIConsiderações teóricas sobre o uso da informática na resolução de problemas de trigonometriaArtigoAcesso restrito9350885456287046