Teles, Ricardo de Sá [UNESP]Bastioni, Lucas2019-05-172019-05-172019-05-03http://hdl.handle.net/11449/182058Esta dissertação discorrerá sobre como as desigualdades são abordadas no ensino básico, com foco no ensino médio. Traremos à tona algumas desigualdades notórias seja por sua importância histórica, elegância ou importância dentro da Matemática. Com auxílio de tópicos de medida e integração deduziremos algumas desigualdades em sua forma mais geral e mostraremos aplicações das mesmas em conjuntos discretos de números reais em problemas diversos.This work will talk about how the inequalities are treat in basic school, with focus in high school. We will address some notorious inequalities, due for its historical importance, elegance or importance inside Mathematics. With topics of measure and integration, we deduce some inequalities in their more general form and we will show its applications in discrete sets of real numbers in several problems.porDesigualdadesAnáliseMedidaIntegraçãoInequalitiesAnalysisMeasureIntegrationAlgumas desigualdades matemáticas: históricas, da análise e sugestões de atividades para o ensino básicoSome mathematical inequalities: historical, of Analysis and suggestions of activities for basic educationDissertação de mestradoAcesso aberto00091661831075010001P2