Bolsoni-Silva, Alessandra Turini [UNESP]Marturano, Edna MariaPereira, Verônica Aparecida [UNESP]Manfrinato, Jair Wagner de Souza [UNESP]2014-05-202014-05-202006-01-01Psicologia: Reflexão e Crítica. Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), v. 19, n. 3, p. 460-469, 2006.0102-7972http://hdl.handle.net/11449/8629Este estudo comparou avaliações de mães e professoras, sobre habilidades sociais e problemas de comportamento de crianças, identificadas pelas professoras, como tendo problemas de comportamento. Participaram mães e professoras de 24 crianças com problemas de comportamento e 24 crianças indicadas como sendo socialmente habilidosas. Foram utilizados o Questionário de Comportamentos Socialmente Adequados e a Escala Comportamental Infantil, versões para pais e professores. Os principais resultados foram: (a) mães e professoras de crianças sem problemas não diferiram na avaliação das habilidades sociais, mas diferiram quanto aos problemas, percebidos em nível mais alto pelas mães; (b) mães e professoras de crianças com problemas diferiram na avaliação dos problemas de comportamento e das habilidades sociais; as mães perceberam mais habilidades e menos problemas; (c) diferenças de gênero foram encontradas apenas para problemas de comportamento das crianças com problemas. Os resultados indicam a necessidade de ter diferentes informantes, em diferentes contextos, na avaliação do comportamento de crianças.This work compared assessments carried out by mothers and teachers about the social skills and behavior problems of children identified by their teachers as having behavior problems. Participants were mothers and teachers of 24 preschool children presenting behavior problems, and 24 preschool children with high levels of social skills. The instruments used were the Socially Desired Behavior Questionnaire and the Rutter Child Behavior Scale: versions for parents and teachers. The main results were: (a) mothers and teachers of children without behavior problems scored similar social skills, but different behavior problems, in which mothers perceived more behavior problems than teachers; (b) mothers and teachers of children presenting behavior problems scored both social skills and behavior problems differently, in which mothers perceived higher levels of social skills and less behavior problems; (c) gender differences were found only for behavior problems of the children presenting behavior problems. Results point to the need to have different informants, in different settings, in the assessment of child behavior.460-469porProblemas de comportamentohabilidades sociaisavaliação por mães e professorasBehavior problemssocial skillsassessment by mothers and teachersHabilidades sociais e problemas de comportamento de pré-escolares: comparando avaliações de mães e de professorasPreschooler's social skills and behavior problems: comparison between mother and teacher assessmentsArtigo10.1590/S0102-79722006000300015S0102-79722006000300015Acesso abertoS0102-79722006000300015.pdf