Junta, Viviane da SilvaSantana, Luiz Carlos [UNESP]2014-06-242014-06-242011Pesquisa em Educação Ambiental, v. 6, n. 1, 2011, p. 47-65.2177-580Xhttp://hdl.handle.net/11449/108286Este artigo analisa os trabalhos apresentados nos I, II e III Encontrosde Pesquisa em Educação Ambiental (EPEAs). Tem como corpusdocumental 61 trabalhos, definidos através de uma amostragem aleatóriaestratificada a partir das edições dos eventos. Seus objetivos são: ainvestigação do entendimento dado à dimensão política da educaçãoambiental, a caracterização das concepções de educação ambiental e aidentificação das abordagens políticas dessas concepções. Trata-se de umaanálise documental de abordagem qualitativa. A análise foi realizadaatravés das categorias: concepção emancipatória de educação, concepçãotransformadora da relação sociedade-natureza (que configuram umaconcepção transformadora de EA), concepção conservadora de educaçãoe concepção conservadora da relação sociedade-natureza (que definemuma concepção conservadora de EA). Sessenta e quatro por cento dostrabalhos foram compreendidos como concepção transformadora e os36% restantes foram considerados portadores de uma concepçãoconservadora. Dos 61 trabalhos, 18 relacionam educação ambiental com adimensão política.porConcepções de educação ambiental e suas abordagens políticas: análise de trabalhos dos Encontros de Pesquisa em Educação Ambiental (I, II e III EPEAs)ArtigoAcesso abertoISSN2177-580X-2011-6-1-47-65.pdf1658798303826202