Camargo, Dair Aily Franco de [UNESP]2014-06-242014-06-242003Educação: Teoria e Prática, v. 11, n. 20/21, 2003, p. 36.1981-8106http://hdl.handle.net/11449/107454Com base na teoria piagetiana, enfocando as relações pensamento e linguagem, esse artigo tenta traçar um paralelo entre Kaspar Hauser – personagem do filme “Jeder für sich und Gott gegen alle” dirigido pelo cineasta alemão W. Herzog – e L. F., garoto cego de nascença, com 10 anos, que cresceu “abandonado”, entregue a seus próprios recursos e que só começou a freqüentar escola aos 8 anos de idade.Based on piagetian theory, highlighting the relationship between language and thoughts, this paper intends to points out the common characteristics observed in two persons: Kaspar Hauser (from the movie “Jeder für sich und Gott gegen alle” by W. Herzog) and L. F. who is a 10 years old blind child, which grows practically alone, without any parental care, that started studying at 8 years old.porprocessos cognitivospensamento e linguagemdeficiência visualRelembrando a Estória de Kaspar HauserArtigoAcesso abertoISSN1981-8106-2003-11-20-36-40.pdf