Souza Filho, Moacir Pereira de [UNESP]Caversan, Rodolfo Henrique de Mello [UNESP]2017-01-242017-01-242016-11-23http://hdl.handle.net/11449/148578Esta pesquisa consiste no desenvolvimento de um site com recursos multimidiáticos e planos de aula baseadas na metodologia híbrida a serem utilizados como instrumentos para o ensino dos fenômenos ondulatórios. Os conteúdos textuais que compõem o site App Fenômenos Ondulatórios – MNPEF foram desenvolvidos exclusivamente para esta pesquisa, de forma que abordassem os tópicos a partir de temas geradores. O material desenvolvido foi aplicado em voluntários do ensino médio, ao longo de quatro encontros, que foram estruturados de forma a mesclar dois modelos do ensino híbrido: rotação por estações e laboratório rotacional. A análise, de caráter qualitativa, foi pautada nas impressões do pesquisador, questionários da plataforma Google e diários de bordo confeccionados pelos estudantes voluntários. De forma geral, percebeu-se a valorização do papel do professor e a efetividade da proposta metodológica utilizada, pois esta tornou o processo de ensino e aprendizagem dinâmico e eficiente. Outro ponto significativo foi a possibilidade de oferecer aos alunos envolvidos uma postura mais ativa ao longo dessa jornada pelo conhecimento.porEnsino de físicaEnsino híbridoTecnologias digitais da informação e comunicaçãoFerramentas GoogleFenômenos ondulatóriosExplorando o ensino híbrido em física: uma proposta para o ensino de fenômenos ondulatórios utilizando ferramentas multimidiáticasExploring the physics hybrid teaching: a proposal for the teaching of wavy phenomena using multimediatic toolsDissertação de mestradoAcesso aberto00087875233283010001P59240823312105954