Carvalho, Edgard de Assis [UNESP]2014-06-242014-06-242000Perspectivas: Revista de Ciências Sociais, v. 23, 2000.1984-02410101-3459http://hdl.handle.net/11449/108145O texto, inspirándose nas formulações de Edgard Morin, realiza um diagnóstico que atribui a perda de contemporaneidade da universidade à sua incapacidade de construir saberes unitários e universalistas que garantam o enfrentamento das incertezas do conhecimento e criem formas novas de entendimento do mundo. Nessa linha, questiona aqueles que atrelam o sentido do futuro, exclusivamente, ao desenvolvimento técnico, à capacidade do homem dominar a natureza e à ação demiúrgica do Estado. Insiste também quanto à necessidade de se ultrapassar o referencial antropocêntrico, cobrando dos cientistas sociais uma postura de superação da política de fragmentação e de especialização crescentes a que eles têm se submetido.This work, inspired by the Edgard Morin's theoretical analysis, shapes as a fundamental idea the one which points out the university loss of contemporaneity as it's own incapacity to construct unitary and universal knowledge that may face the uncertainty and stimulate new patterns of humanity's comprehension. By this path, it contends those analysis that define the meaning of the future, confining it, to the technological development, to the man's capacity to dominate nature and to the demiurgic action of the state. This work also sustains the need to transcend the anthropocentric reference, claiming to the social scientists the engagement to overcome the politics of fragmentation and specialization which have been the mainstream.porTeoria da complexidadetransdisciplinaridadesociedade do conhecimentoPara uma ciência geral da complexidade socialFor a general science of social complexityArtigoAcesso abertoISSN1984-0241-2000-23-11-23.pdf