Mortatti, Maria Do Ros rio Longo [UNESP]2014-09-302014-09-302014-06-01Educar em Revista. Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná, n. 52, p. 23-43, 2014.0104-4060http://hdl.handle.net/11449/109569Serão problematizadas as relações entre literatura e ensino, com ênfase na história recente do ensino da literatura (infantil) na educação escolar brasileira. O objetivo é discutir a importância da leitura (literária) da configuração de textos literários para o processo de formação de leitores, assim como as implicações para a formação de professores para a educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental.The relations between literature and education will be approached, with emphasis on the recent history of (children's) literature teaching in the Brazilian school education. The aim is to discuss the importance of (literary) reading on literary texts configurations in the process of readers' formation, as well as the implications for teachers' training for early childhood and elementary education.23-43porensino da literaturahistória do ensino da literaturaliteratura infantil e juvenilleituraconfiguração textualliterature teachinghistory of literature teachingchildren's and youth literaturereadingtextual configurationNa história do ensino da literatura no Brasil: problemas e possibilidades para o século XXIIn the history of literature teaching in Brazil: problems and possibilities for the 21st centuryArtigo10.1590/0104-4060.36317S0104-40602014000200003Acesso abertoS0104-40602014000200003.pdf