Daher, Solange Ramires [UNESP]Locatelli, Ana Flávia [UNESP]Langoni, Luís Gustavo [UNESP]Curval, Raquel Soares [UNESP]Martins, Andréa Ulisses [UNESP]Donato, Patricia Moreira [UNESP]Langoni, Hélio [UNESP]Silva, Magali Ribeiro da [UNESP]2016-08-242016-08-242007Revista Ciência em Extensão, v. 3, suplemento, p. 36, 2007.1679-4605http://hdl.handle.net/11449/143156Introdução: O papel da Universidade, em contribuir diretamente para que a sociedade tenha perspectivas melhores de vida e saúde, é de fundamental importância. Nos propusemos a atuar com o Jd Sta Elisa, bairro bastante carente em Botucatu-SP. Objetivos: Interação multiprofissional Universitários–Comunidade para: 1) estudantes vivenciarem a realidade, e o desenvolvimento dos mecanismos do processo saúde-doença-qualidade de vida, 2) promover educação escolar, social, cultural, ambiental, lazer/esportes e de saúde, com visão integral, biopsicossocial, mental, espiritual e ecológica, 3) incentivar cidadania para todos, 4) formar futuros profissionais mais voltados às necessidades da população, 5) dar oportunidade de treinamento, capacitação, transformação, qualidade de vida, inclusão social e no mercado de trabalho, 6) fortalecer a auto-estima e a reestruturação da organização familiar. Métodos: Há quatro anos, ações no bairro aos sábados, conteúdos em função das demandas, planejamento e preparo, com práticas pedagógicas especiais por faixa etária, utilizando os conhecimentos buscados, a “visão de mundo” e habilidades inatas, alunos-comunidade. Resultados: realizamos até hoje 76 oficinas sócio-educativas, com temas variados: higiene, prevenção de verminoses, zoonoses, prevenção e tratamento de hipertensão, diabetes, e conseqüentemente doenças cardiovasculares, educação ambiental, alimentar, curiosidades, atualidades, atividades de desenvolvimento de habilidades e inteligências múltiplas etc. Outras atividades em parcerias: Projeto jovem cidadão (cursos de artesanato em pintura em tecidos, pequeno marcineiro e culinária para crianças), informática, bordado, costura, confeitaria, panificação, pintura em madeira, pintura de parede, alfabetização de adultos, reforço escolar para crianças, escotismo, atividades de geração de renda: padaria, confeitaria, costura e horta. Realizamos cadastro anual da Comunidade e trabalhos de pesquisa em saúde integral. Os participantes, bilateralmente, mostram habilidades, criatividade, e, aprendizado crescente. Conclusão: universitários compreendem o processo saúde-doença-qualidade de vida. As atividades sócio-educativas, de formação e geração de renda contribuem com a educação, a auto-estima nas pessoas da comunidade, e abrem caminhos para uma vida melhor, e mais saúde.36porHumanasDireitos humanosResgatando a cidadania: ação conjunta de universitários da UNESP e comunidade na busca da qualidade em saúde, biopsicossocial, mental, espiritual e ecológica, e do resgate da cidadaniaResumoAcesso abertoISSN1679-4605-2007-03-36.pdf532607211851806793275047776060614406895171226827