Santos, Danielle Aparecida do Nascimento dos [UNESP]Schlünzen, Elisa Tomoe Moriya [UNESP]Schlünzen Junior, Klaus [UNESP]Tarumoto, Olga Lyda Anglas Rosales [UNESP]2016-07-192016-07-192014CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 8719-87272357-7819http://hdl.handle.net/11449/141794No artigo será descrita a proposta de intervenção criada para viabilizar a formação dos professores do Estado de São Paulo no âmbito do Programa Rede São Paulo de Formação Docente (RedeFor). Para isso, o Núcleo de Educação a Distância (NEaD) da Unesp, em parceria com a Rede do Saber propôs, de 16 a 27 de novembro de 2013 o Módulo Introdutório dos Cursos RedeFor Educação Especial e Inclusiva, intitulado “Conhecendo o Curso”. Por meio de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) disponível no Portal Edutec, os 5.301 (cinco mil, trezentos e um) professores cursistas pré-inscritos nos 7 cursos de especialização propostos foram convidados a realizar atividades de conhecimento sobre o funcionamento curricular e pedagógico dos cursos do Redefor acompanhados por especialistas em Educação a Distância (EaD). Além de explorar o Manual do Professor Cursista, os mesmos puderam conhecer a estrutura curricular e os materiais dos cursos e no Fórum de Dúvidas Compartilhadas receberam esclarecimentos desses especialistas. Dos 5.301 pré-inscritos, 2.497 (dois mil, quatrocentos e noventa e sete) confirmaram matrícula nos cursos até a 4ª chamada, realizada em janeiro de 2014. Percebe-se nos registros deste ambiente de formação as expectativas dos inscritos e aos aspectos técnicos e pedagógicos que poderão ser vivenciados ao longo dos cursos.8719-8727porConhecendo o CursoRedeForEducação especial e inclusivaFormação de professores em EaDConhecendo o curso: proposta de intervenção para a formação de professores do programa REDEFOR - educação especial e inclusivaTrabalho apresentado em eventoAcesso abertoISSN2357-7819-2014-8719-8727.pdf7346754405819238184523624129306850213683008730510000-0002-5623-6093