Betti, Mauro [UNESP]2014-05-202014-05-202010-01-01Educar em Revista. Setor de Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), n. spe2, p. 137-152, 2010.0104-4060http://hdl.handle.net/11449/8342O objetivo desta investigação foi elaborar e experimentar procedimentos avaliativos que buscaram acessar as aprendizagens propiciadas em aulas de Educação Física que se valeram de matérias televisivas. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação. Concluiu-se que os alunos aprofundaram sua percepção e entendimento sobre o tema desenvolvido nas aulas (exclusão/discriminação); que as estratégias utilizadas contemplaram uma avaliação integrada ao processo de ensino e aprendizagem; e que o uso da matéria televisiva escolhida deu-se de forma integrada ao processo, caracterizando-se como imprescindível para o seu desenvolvimento.The goal of this research was to elaborate and experiment evaluation procedures that sought to access the learning offered in Physical Education classes which made use of TV programs as matter and teaching strategy. The methodology used was the research-action. The conclusion was that the students deepened their perception and understanding on the topic developed at classes (exclusion/discrimination); that the strategies used concerned an integrated evaluation in the process of teaching and learning; and that the use of the TV program chosen was essential for their development.137-152porEducação Física escolarmídiatelevisãoavaliaçãopesquisa-açãophysical educationmediatelevisionevaluationresearch-actionImagens em avalia-ação: uma pesquisa-ação sobre o uso de matérias televisivas em aulas de educação físicaImages in evalua(c)tion: research-action on the use of television programs in physical education classesArtigo10.1590/S0104-40602010000500008S0104-40602010000500008Acesso abertoS0104-40602010000500008.pdf6026760351434205