Oliveira, Kleber Rocha de [UNESP]Silva, Antônio Eugênio Domingues2022-03-112022-03-112022-03-03http://hdl.handle.net/11449/217134Com o crescente uso do ensino à distância amplificado pelo isolamento social resultante da pandemia global de COVID-19, surge novos desafios para a educação e para a vida, ainda mais quando se refere a crianças em desenvolvimento. Problemas emocionais, cognitivos e sociais afetaram as crianças.  E além disso, na situação de distânciamento social, o ensino remoto sofre com falta de engajamento e retenção do conhecimento pelos alunos. Este projeto relata o desenvolvimento de um sistema de ensino de educação física remotamente para crianças utilizando ferramentas, tecnologias e técnicas de desenvolvimento e gamificação modernas para enfrentar esses problemas.The rising use of remote learning amplified by social isolation caused by the global pandemic of COVID-19 has created new challenges to education and to life, especially when referring to children in development. Emotional, cognitive and social problemas stemming from social isolation has affected all people, but has been worse in children. Moreover, remote learning suffers from the lack of motivation and knowledge retention from the students. So being, this project consists of using modern software development and gamification tools and techniques to create a remote learning application to teach physical education to children in hopes of countering the problems presented.porEnsinoDesenvolvimento de softwareEngenharia de softwareEducação físicaSistema de ensino remoto de educação física para crianças através da gamificaçãoRemote physical education teaching system for children through gamificationTrabalho de conclusão de cursoAcesso aberto