GHIRALDELLI JR., PAULO [UNESP]2014-05-202014-05-202000-06-01São Paulo em Perspectiva. Fundação SEADE, v. 14, n. 2, p. 32-36, 2000.0102-8839http://hdl.handle.net/11449/29028O artigo trata das principais forças em filosofia da educação no Ocidente Moderno e Contemporâneo. Particularmente, destaca a posição do Brasil nos últimos anos, dado que localiza na contribuição de Paulo Freire, junto com o alemão Herbart e com o norte-americano Dewey, a formulação das linhas mestras da pedagogia moderna. O texto também faz menção ao trabalho atual do neopragmatismo, sob o qual nasce a filosofia da educação inspirada nos filósofos norte americanos Richard Rorty e Donald Davidson, que revolucionam atualmente não só a filosofia mas seus campos aplicados, como o direito, a religião, a política e, como não poderia deixar de ser, a educação.32-36porfilosofia da educaçãohistória da educaçãomodernidadeA teoria educacional no Ocidente: entre modernidade e pós-modernidadeArtigo10.1590/S0102-88392000000200005S0102-88392000000200005Acesso abertoS0102-88392000000200005.pdf