Zanata, Eliana Marques [UNESP]Quintanilha, Rosiany Gonçalves [UNESP]2015-10-072015-10-072011QUINTANILHA, Rosiany Gonçalves. O papel do professor de educação física na gestão democrática. 2011. . Trabalho de Conclusão de Curso (licenciatura - Educação Física) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2011.http://hdl.handle.net/11449/128260This study aims to conduct a survey on the concepts that the teacher of physical education has on their role in areas of activity in the democratic management of public and private schools. They are job-specific goals: to raise theoretically as it is currently the training of physical education teacher to work in the administrative and participatory management in schools, pointing out possible instances of action of the physical education teacher in meeting the democratic management of official documents (NCP and RCN) and propose inserts that will guarantee their professional practice responsible, ethical and participatory; and check what is the concept that the physical education teacher has on their role in school activities beyond the classroom. For both methodologically this is configured as a qualitative research, in the form of literature review and field research. 30 Teachers participated in the survey, these being of public and private schools. For data collection a questionnaire was designed open dealing on the profile of teachers and their perceptions of their performance in school. The results show that in the case of conceptions that physical education teachers have about their role in the democratic management of the results lead us to infer that they all feel if done professionally, both in public schools as those of individuals, despite the difficulties encountered in their day to dayO presente trabalho tem por objetivo realizar um levantamento sobre as concepções que o professor de educação física tem sobre seu papel nos espaços de atuação na gestão democrática da escola pública e particular. São objetivos específicos do trabalho: levantar teoricamente como se dá atualmente a formação do professor de educação física para atuar nas instâncias administrativas e de gestão participativa nas escolas; apontar as possíveis instâncias de atuação do professor de educação física numa gestão democrática atendendo aos documentos oficiais (PCN e RCN) e propor inserções que venham a garantir seu exercício profissional responsável, ético e participativo, e; Verificar qual é a concepção que o professor de educação física tem sobre seu papel no âmbito escolar, além das atividades de sala de aula. Para tanto metodologicamente esta se configura como uma pesquisa qualitativa, sob a forma de análise bibliográfica e pesquisa de campo. Participaram da pesquisa 30 professores, sendo estes de escolas públicas e particulares. Para coleta de dados foi elaborado um questionário aberto versando sobre o perfil do professor e suas percepções quanto sua atuação na escola. Os resultados apontam que em se tratando das concepções que os professores de educação física têm sobre sua atuação na gestão democrática os resultados nos conduzem a inferir que todos eles sentem se realizados profissionalmente, tanto os das escolas públicas quanto os das particulares, apesar das dificuldades encontradas no seu dia a diaporProfessores - FormaçãoEducação fisicaGestão democráticaProfessores alfabetizadores - FormaçãoLazer e educaçãoPedagogia criticaAprendizagemTeachers, Training ofO papel do professor de educação física na gestão democráticaTrabalho de conclusão de cursoAcesso aberto000848505http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2015-09-15/000848505.pdf