Camargo, Maria Rosa R. Martins de [UNESP]2014-06-242014-06-242008Educação: Teoria e Prática, v. 18, n. 31, 2008, p. 117.1981-8106http://hdl.handle.net/11449/106965Que relações podem ser estabelecidas entre o vivido e o lembrado? Que desafios as práticas da escrita de si trazem para a formação? Proponho uma interlocução com trabalhos que venho orientando em que autor/as produzem reflexões que remetem a um modo de relacionarem-se consigo mesmos, enquanto sujeitos do conhecimento do objeto pesquisado, e revelam-se em uma escrita pautada nas mudanças de pensamento. Aporto-me na valorização da narrativa como forma artesanal de comunicação, vinculada à substância viva da existência, que é a experiência; na experiência da escrita literária, razão de ser da própria existência; na experiência como o que nos acontece. Referir-se à experiência vivida é relatar a caminhada da pesquisa, a construção do objeto, caminhos teórico-metodológicos, as considerações. Referir-se ao lembrado é transitar (dançar?) pelo que escapa às formalizações, cada relato é único, próprio, coisa que penetra, contamina, deixa marcas e provoca abertura para quem lê; são relatos do lembrado que vem pela memória e materializa-se em fragmentos materiais deixados por quem pratica uma escrita de si. A relação entre a experiência vivida e o lembrado abre pistas para pensar a formação.What relationships may be established between what is lived and remembered? What challenges the writing practices bring to the formation? I propose a dialogue with studies I have been advised where authors produce reflections that forward to a manner of interrelationship between oneself while subject of knowledge of the object researched and are revealed in the writing ruled in the changes of thinking. I ruled myself in the valorization of the narrative as a workmanship manner of communication linked to the alive substance of the existence, the experience; in the experience of literacy writing, the reason of being of the own existence; in the experience as it happens to us. To refer to the living experience it is to report the hike of the research, the construction of the object, theoretical-methodological ways, the considerations. To refer to the remembered is to pass through (dance?) of what is escaped to the formalizations, each report is unique, peculiar, a thing that penetrates, contaminates, labels, provoke an opening to whom read; are reports of the unforgotten that comes through the memory and materialize in a material fragments led by whom practice its own writing. The relationships between the experience that has lived and remembered gives clues for thinking the formation.pornarrativaformaçãotrajetória de formaçãoPráticas de Escritas de Si como Espaços de FormaçãoWriting Practices as Spaces of FormationArtigoAcesso abertoISSN1981-8106-2008-18-31-117-136.pdf