Silva, Mila Gibran [UNESP]Leoni, Juliene Navas [UNESP]Jugend, Daniel [UNESP]Silva, Sergio Luiz daSalgado, Manoel Henrique [UNESP]2016-03-022016-03-022014Revista Produção Online, v. 14, n. 3, p. 1151-1170, 2014.1676-1901http://hdl.handle.net/11449/135672Decision making in product portfolio is a relevant aspect, not only to the good performance of product development, but also to support in the process of business strategy. This article has the objective to present and analyze the main methods for decision making in product portfolio used by large and medium enterprises that operate in Brazil, in electronic, optical and computer sectors. A survey research was conducted in a sample of 40 companies. It was noted, that most of these companies, especially the middle sized companies, followed an informal pattern for decision-making in product portfolio, which is guided, mainly, by the perception of senior management. Among the employed formal methods, financial, market research and mapping methods are the most present in the surveyed sectors.A tomada de decisão em portfólio de produtos é aspecto relevante, não apenas para o bom desempenho do desenvolvimento de produtos, mas também para auxiliar no processo da estratégia de negócio. Este artigo possui o objetivo de apresentar e analisar os principais métodos para a tomada de decisão em portfólio de produtos adotados por grandes e médias empresas, que atuam no Brasil, nos setores eletrônicos, óptico e de informática. Foi realizada uma pesquisa do tipo survey em uma amostra de 40 empresas. Notou-se que grande parte dessas, especialmente as de médio porte, segue um padrão informal para a tomada de decisão em portfólio de produtos e, que são guiadas, sobretudo, pela percepção da alta administração. Dentre os métodos formais empregados, os financeiros, de pesquisa de mercado e de mapeamento são os mais presentes nos setores estudados.1151-1170porProcess of product developmentProduct portfolio managementMethods for decision makingSurvey researchElectronic, optical and computing companiesProcesso de desenvolvimento de produtosGestão de portfólio de produtosMétodos para a tomada de decisãoPesquisa tipo surveyEmpresas dos setores eletrônicos, óptico e de informáticaMétodos para a tomada de decisão em portfólio de produtos: um levantamento em empresas dos setores eletrônico, óptico e de informáticaMethods for decision making in product portfolio: a survey at electronic, optical and computing companiesArtigo10.14488/1676-1901.v14i3.1704Acesso restrito20680424146263998207092389931188