Oliveira, Gabriela Fonseca deBego, Amadeu MouraAlves, MilenaNascimento, Isabele Rodrigues2022-08-032022-08-032022-08-03http://hdl.handle.net/11449/235950Esta UDM foi planejada pensando nos alunos da rede do Estado de São Paulo, sendo então consideradas as características e a realidade presente nessas instituições. Tal escolha se deu pela grande marginalização do ensino e poucos recursos didáticos disponíveis nas escolas da rede, além dessas instituições apresentarem, normalmente, um certo padrão (SEMIS, 2019). Nesse sentido, alguns aspectos importantes foram considerados na elaboração da UDM, por serem ponderados como condicionantes que influenciam diretamente no ensino, tais como: as orientações curriculares que devem ser seguidas pelas escolas da rede, sendo o Currículo Paulista o documento vigente a partir do ano de 2021 (SÃO PAULO, 2020); as salas de aulas com média de 40 alunos; os estudantes provenientes de zonas periféricas e com uma baixa renda per capita em suas residências; e certa escassez de recursos e materiais didáticos. A UDM apresentada tem como objetivo de aprendizagem principal que os alunos sejam capazes de "Criar um projeto de divulgação para conscientizar a população sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti e sobre as opções de repelentes como produtos naturais, produzindo artes para serem publicadas em redes sociais, panfletos e velas de citronela para serem distribuídos nos arredores da escola". Para possibilitar a consecução deste objetivo geral, a UDM foi divida em quatro SD, as quais possuem objetivos específicos e são dividas em aulas, conforme a complexidade e duração típica da abordagem de seus respectivos conteúdos curriculares. Como estratégia avaliativa, durante toda a UDM, definimos a avaliação do tipo formativa, em que é considerado a evolução e o desenvolvimento de cada estudante durante todo o processo de ensino e aprendizagem. Dessa forma, todas as atividades e participações são levadas em consideração, além de o aluno ter feedbacks do professor e poder refazer as atividades, a fim de que possa aprender também a partir de seus erros e tenha oportunidades de melhorar seu desempenho (GAUCHE, 2008).porPlanejamento docenteDengueQuímica orgânicaInseticidasRepelentesUnidade Didática Multiestratégica: "química orgânica no combate à dengue"Objeto educacionalAcesso aberto60087284409209894125433683306019247402291280990301242110717900210000-0002-9873-14120000-0001-9182-19870000-0002-7867-78770000-0002-0445-0311