Martins, Carlos José [UNESP]Oliveira, Leandro Henrique de [UNESP]2016-04-012016-04-012015OLIVEIRA, Leandro Henrique de. O karatê-do como prática de formação. 2015. 50 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Educação Física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2015.http://hdl.handle.net/11449/136589O Karatê-Do é uma das artes marciais mais conhecidas e praticadas em todo o mundo. Esta arte marcial, nascida na ilha de Okinawa, no Japão, passou por profundas transformações ao longo do tempo até alcançar a configuração que tem hoje em dia, assim como toda a sociedade japonesa. Mais do que uma simples forma de luta, o Karate-Do se tornou um caminho, uma doutrina a ser seguida por seus praticantes, ensinando valores e conceitos para a construção da personalidade de indivíduo da sociedade. Através da esportivização desta arte, assim como ocorreu com o Judô e outras formas de combate, e também através da crescente popularização e exposição das artes marciais no cenário mundial pelos chamados eventos de artes marciais (MMA), os valores e atributos intrínsecos ao Karatê e a outras artes marciais não têm sido transmitidos aos alunos. Os treinos visam apenas golpes e ataques utilizados em competições, supervalorizando a técnica em detrimento as filosofias que são a base do Karatê. O objetivo deste estudo é analisar enquanto prática formadora em seu contexto histórico e cultural o Karatê-Do. Neste sentido, procuraremos explorar as características singulares desta modalidade de arte marcial que contribuem para a formação ética e moral de seus praticantes50 f.porKarateArtes marciaisEducação fisicaO karatê-do como prática de formaçãoTrabalho de conclusão de cursoAcesso aberto000859841http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2016-03-10/000859841.pdf5239427739133826