Arruda, Jeniffer de [UNESP]Akuri, Juliana Guimarães MarcelinoLima, Elieuza Aparecida de [UNESP]2016-07-192016-07-192014CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 2116-21262357-7819http://hdl.handle.net/11449/141556Neste texto, a reflexão embasa-se em ações de projetos de pesquisa pertencentes ao programa de estudos e pesquisas “Especificidades da Docência na Educação Infantil” coordenado pela Drª. Elieuza Ap. de Lima na Unesp de Marília. Um dos projetos intitula-se: “Docência na Educação Infantil: percepções de professores de bebês de um município do interior paulista” (ARRUDA, 2013) e tem como principal objetivo identificar se, para os professores investigados, o trabalho realizado com os bebês tem especificidades em relação às ações educativas em outros níveis da Educação Básica; para isso utiliza-se da pesquisa bibliográfica e de campo. O outro projeto, “Currículo da (na) Educação Infantil: contribuições da Psicologia Histórico-Cultural” (AKURI, 2013), tem como principal finalidade localizar, reunir e sistematizar proposições de livros, artigos, teses e dissertações com base na denominada Psicologia Histórico-Cultural, e, para isso, se embasa em pesquisa bibliográfica. Tais projetos buscam, em linhas gerais, contribuir para a qualificação da Educação Infantil, bem como colaborar com reflexões pertinentes a formação de professores para a educação na infância. Por se tratar de pesquisas em andamento, os resultados apresentados são preliminares.2116-2126porEducação infantilDocênciaCurrículoCurrículo na educação infantil e formação de professores para infância: reflexões iniciaisTrabalho apresentado em eventoAcesso abertoISSN2357-7819-2014-2116-2126.pdf