Bastos, Fernando [UNESP]2014-05-202014-05-201998-01-01Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 5, n. 1, p. 55-72, 1998.1516-7313http://hdl.handle.net/11449/8319O presente trabalho de pesquisa consistiu em duas etapas: (i) produção de um Guia de Estudos em que a história das pesquisas sobre a febre amarela (1881-1903) foi usada como subsídio para a discussão de alguns importantes aspectos do processo de produção de conhecimentos na ciência; (ii) realização de experiência pedagógica em que o Guia de Estudos foi aplicado junto a alunos do ensino médio. Os resultados obtidos forneceram evidência da viabilidade do uso da História da Ciência no Ensino de Ciências.The present research consisted of two stages: (i) production of a Guide of Studies in which the history of scientific research about yellow fever (1881-1903) was used as subsidy for the discussion of some important aspects of the process of production of knowledge in science; (ii) accomplishment of pedagogical experience in which the Guide of Studies was applied to High School students. Results showed evidence of the viability of the use of History of Science in Science Teaching.55-72porEnsino de CiênciasHistória da CiênciaConcepções de CiênciaScience TeachingHistory of ScienceConceptions of ScienceO ensino de conteúdos de História e Filosofia da CiênciaArtigo10.1590/S1516-73131998000100006S1516-73131998000100006Acesso abertoS1516-73131998000100006.pdf95814680589219520000-0003-1626-7298