Almeida, Carlos Cândido de [UNESP]Moura, Jozuel Vitorino de [UNESP]2019-06-242019-06-242019-05-31http://hdl.handle.net/11449/182376Este estudo objetivou analisar o potencial informativo do campo da música sob a perspectiva da semiótica de Charles Sanders Peirce, assim como identificar autores, fundamentos teóricos e teorias que apontem estudos envolvendo o campo da música e a organização do conhecimento. A música se apresenta como um campo de diversas possibilidades informativas, compreendendo além de documentos e seus dados, o fenômeno observado por meio da experiência e do processo cognitivo. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica baseando-se em publicações científicas na área da Música, Organização do conhecimento e Semiótica. Por meio dessa pesquisa foi possível compreender que a música apresenta significados subjetivos que estão relacionados ao contexto social e experiências humanas já vivenciadas. Dessa forma foi possível compreender que as informações musicais estão intimamente relacionadas ao contexto social em que o ser humano está inserido, pois é nele que, por meio do processo cognitivo se constrói o conhecimento.This study aimed to analyze the informative potential of the field of music from the perspective of the semiotics of Charles Sanders Peirce. The music presents itself as a field of diverse informative possibilities, comprising besides documents and its data, the phenomenon observed through the experience and the cognitive process, as well as to identify authors, theoretical foundations and theories that point out studies involving the field of music and the knowledge Organization. For this, a bibliographic research was carried out based on scientific publications in the area of Music, knowledge Organization and Semiotics. Through this research it was possible to understand that music presents subjective meanings that are related to the social context and human experiences already experienced. In this way it was possible to understand that the musical information is closely related to the social context in which the human being is inserted, because it is in him that, through the cognitive process, knowledge is constructed.porSemióticaMúsicaOrganização do conhecimentoSemioticsMusicKnowledge organizationA questão da informação musical: diálogos entre organização do conhecimento, semiótica e músicaThe question of musical information: dialogues between the organization of knowledge, semiotics and musicDissertação de mestradoAcesso aberto00091790033004110043P4