Motta, Gustavo de Moura Valença [UNESP]Silva, Beatriz Souza [UNESP]2025-01-282025-01-282024-11-28SILVA, Beatriz Souza. Processo de criação de figurinos a partir da iconografia circense. 2024. 75 f. Orientador: Gustavo de Moura Valença Motta. Coorientadora: Yasmin Alexandre Có. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Artes Visuais) – Instituto de Artes, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, São Paulo, 2024.https://hdl.handle.net/11449/260027O presente trabalho de conclusão de curso, Processo de Criação de Figurinos a partir da Iconografia Circense, tem como objetivo relatar as etapas realizadas para a elaboração e estruturação de uma série de figurinos autorais. O trabalho parte inicialmente de uma pesquisa sobre signos estéticos e características psicológicas de personagens já enraizados numa imagética comum acerca do circo – como o Palhaço, o Mímico, o Mágico e demais ícones circenses –, e trabalha referências ligadas à Commedia Dell'Arte, tendo em foco a peça musical brasileira O Grande Circo Místico de Chico Buarque e Edu Lobo. A partir desses elementos, o processo de criação envolveu o desenvolvimento de croquis – desenhos subjetivos dos figurinos que visam usar de signos estéticos a fim não somente de caracterizar os personagens, como também de demonstrar a forma como estes podem ou não alterar a leitura proposta ao público. Em seguida, pensou-se na materialidade para a produção de cada uma das peças de figurino, bem como para a execução dos moldes a partir das intenções apontadas nos desenhos – etapa que também envolveu refletir sobre as possibilidades de tecidos e aplicações que possam causar o efeito desejado para cada um dos personagens desenvolvidos no âmbito deste trabalho.This thesis, titled The Process of Costume Creation Based on Circus Iconography, aims to describe the stages involved in the development and structuring of a series of original costumes. The work initially begins with research on aesthetic signs and psychological characteristics of characters already rooted in a common imagery of the circus—such as the Clown, the Mime, the Magician, and other circus icons—and draws references related to Commedia Dell'Arte, focusing on the Brazilian musical O Grande Circo Místico by Chico Buarque and Edu Lobo. Based on these elements, the creative process involved the development of sketches—subjective drawings of the costumes that seek to use aesthetic signs not only to characterize the characters but also to demonstrate how they may or may not alter the proposed interpretation to the audience. Following this, the focus turned to the materiality for the production of each costume piece, as well as the creation of patterns based on the intentions outlined in the sketches—an additional stage that also involved reflecting on fabric possibilities and applications that could achieve the desired effect for each character developed within the scope of this work.porArteFigurinosArtistas circensesPersonagens e característicasArtes cênicasProcesso de criação de figurinos a partir da iconografia circenseCostume creation process based on circus iconographyTrabalho de conclusão de cursoAcesso aberto