Frederico, Samuel [UNESP]Vassão, Fernanda Giddings [UNESP]2025-02-212025-02-212022-01-13https://hdl.handle.net/11449/261260Conjuntamente com o Budismo, Jainismo, Vedanta, Mimansa e Yoga, o Samkhya é um dos seis principais sistemas filosóficos indiano. De origem milenar, o Samkhya propõe uma concepção de Natureza que difere da noção ocidental e da ciência positivista em vários aspectos, sendo o principal deles a separação entre o ser humano e a Natureza. O Samkhya propõe duas categorias de análise basilares para o entendimento do universo: purusa e prakrti. De acordo com o sistema, ambos constituem tudo o que existe no universo - prakrti sendo o composto fenomênico, de onde partem todas as causas e efeitos da Natureza (incluindo o elemento subjetivo da mente humana e o intelecto), e que tem características mutáveis, infinitas, ativas e fluidas; e purusa sendo o princípio da inteligência absoluta, da consciência humana, independente de prakrti, mas que condiciona a existência dela, apresentando características de um observador, testemunha, que não age, imóvel, permanente, imutável. Prakrti é a categoria de análise que constitui o objeto de estudo deste trabalho. Através de uma revisão bibliográfica de textos essenciais e artigos sobre a filosofia Samkhya, buscou-se atingir um entendimento do que constitui prakrti e discutir as contribuições que essa concepção de Natureza pode trazer para a ciência, para a Geografia moderna e para a vida humana como um todo, podendo renovar uma esperança de se estabelecer uma relação mais saudável, solidária e menos distante entre o ser humano e a Natureza, e entre os seres humanos, eliminando as dualidades que criaram durante séculos estas separações.Along with Buddhism, Jainism, Vedanta, Mimansa and Yoga, Samkhya is one of the six main Indian philosophical systems. With its origins dating millenia, Samkhya proposes a conception of Nature that differs from the common western and positivist science notion in many aspects, being the main one the separation between human being and Nature. Samkhya proposes two categories for the analysis of the universe: purusa and prakrti, According to this system, these categories constitute everything there is in the universe - prakrti being the phenomenal compound, from which emerge all of the causes and effects of Nature (including the subjective element and intellect within the human mind), which is mutable, infinite, active and fluid; and purusa being the principle of absolute intelligence, of human conscience, independent of prakrti, but at the same time conditioning her existence as an observer, a witness, that doesn't act, is immoble, permanent, unchangeable. Prakrti is the category of analysis which constitutes the study object of this work. Through a bibliographic analysis, the objective is to attain an understanding of what constitutes prakrti and to discuss the contributions that this concept of Nature can bring to science, to modern Geography and to human life as a whole, being able to restore the hopes of establishing a healthier, more solidary and less distant relationship between human being and Nature and between human beings, by eliminating these dualities which created this separation for centuries on end.porNaturezaFilosofia indianaPrakrtiSamkhyaNatureIndian philosophyA concepção de natureza na filosofia SamkhyaThe conception of nature in Samkhya philosophyTrabalho de conclusão de cursoAcesso restrito