Junqueira, Renata Soares [UNESP]Tscherne, Milca da Silva [UNESP]2014-06-112014-06-112006-03-31TSCHERNE, Milca da Silva. Luiz Francisco Rebello e a renovação da linguagem cênica no teatro português posterior a 1945. 2006. 140 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara., 2006.http://hdl.handle.net/11449/99826Esta dissertação buscou explorar a produção de Luiz Francisco Rebello (n.1924), dramaturgo português, que marcou o início da moderna dramaturgia em seu país, cuja principal contribuição foi a de renovar a linguagem cênica. Para mostrá-la, optou-se por três peças escritas e representadas em diferentes momentos e meios e, sobretudo, com linguagens bem distintas: a primeira, O mundo começou às 5 e 46 escrita em 1946 especialmente para integrar o segundo espetáculo do Teatro-Estúdio do Salitre (1946-1950) - um agrupamento experimental fundado neste mesmo ano por Luiz Francisco Rebello, Gino Saviotti e Vasco de Mendonça Alves - que veio a representar o marco da dramaturgia moderna em Portugal; a segunda peça, intitulada Condenados à Vida de 1963, tematicamente afinada com o Teatro Existencialista, e que nos recursos formais recupera inúmeras técnicas advindas das experiências européias do início do mesmo século; e, por último, o telegrama Todo o Amor é Amor de Perdição, escrito e apresentado em 1990 pela RTP (Televisão Portuguesa), que encerra, não a produção do autor que continua em atividade, mas o objetivo desta pesquisa que foi o de apontar, por meio da evolução dramática de Luiz Francisco Rebello, os aspectos inovadores do seu teatro...140 f.porRebello, Luiz Francisco 1924-Teatro portuguesDramaturgiaPortuguese dramaDramaturgyLuiz Francisco Rebello e a renovação da linguagem cênica no teatro português posterior a 1945Dissertação de mestradoAcesso aberto000463708tscherne_ms_me_arafcl.pdf33004030016P014352274624677000000-0002-7053-795X