Mortatti, Maria do Rosário Longo [UNESP]2014-06-242014-06-242001Itinerários: Revista de Literatura, n. 17/18, 2001.0103-815Xhttp://hdl.handle.net/11449/107282Mediante problematização do movimento histórico de constituição da literatura infantil como campo de conhecimento e a partir da hipótese de que a superação de sua condição de menoridade encontra-se diretament e relacionada com a assunção, por parte dos pesquisadores interessados, de uma atitude interdisciplinar decorrente das inexoráveis relações entre a produção de literatura infantil e a situação de formação (escolar) do leitor previsto, o objetivo destas notas é apresentar uma proposta de leitura crítica dos textos do gênero, como contribuição para o desenvolvimento de pesquisas acadêmicas que visem à construção da identidade específica desse campo de conhecimento e à conquista do reconhecimento da legitimidade de seu estatuto acadêmico-científico. Palavras-chave: Literatura infantil; leitura crítica; configuração textual.porLeitura crítica da literatura infantilArtigoAcesso abertoISSN0103-815X-2001-17-179-187.pdf7159018256371571