Daher, Solange Ramires [UNESP]Nogueira, Suellen Cristina Alves [UNESP]Manoel, Rafaela Florentina [UNESP]Corvino, Danilo Marchesotti [UNESP]Chaves, Bruna Mathias Broca [UNESP]Silva, Pamela Bernardes da [UNESP]Domingues, Flávia Feullner [UNESP]Bérgamo, Lívia Nogueira [UNESP]Mota, Viviane Gasparini [UNESP]Jorge, Danilo Nogueira [UNESP]Delforno, Ana Flávia [UNESP]Jesus, Janaína [UNESP]Destro, Taluana [UNESP]Fonseca, Aline Hippolito Carvalho [UNESP]Gonzalez, Norka Beatriz Barrueto [UNESP]Salomão, Cybele Pires [UNESP]Campos, Sérgio [UNESP]Teixeira, Carlos Roberto [UNESP]Langoni, Helio [UNESP]2017-01-022017-01-022013CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 09774http://hdl.handle.net/11449/146788Introdução: O papel da Universidade, em trazer perspectivas melhores de vida e saúde para a sociedade, e da Extensão, no fomento ao Ensino, Pesquisa, Assistência, Gestão e mais Extensão, são fundamentais. Considerando o ser humano como ser dialógico, reflexivo, capaz de criar e desenvolver seu potencial, e não apenas mero espectador, e com a finalidade de estimular isso em alunos e cidadãos, bem como contribuir na mudança de paradigmas em saúde e educação, propusemos compartilhar e construir aprendizado em saúde integral e cidadania. Objetivos: Contribuir para melhorar a vida e a saúde integral da sociedade, em mão dupla universitários-comunidade. Compartilhar conhecimentos; vivenciar a realidade e o desenvolvimento do processo saúde-doença; levantar demandas; realizar trabalhos científicos, dar feed-back acadêmico; formar profissionais mais voltados às necessidades da população, com compreensão e atitudes em saúde integral; realizar e promover educação, capacitação, desenvolvimento de talentos, inclusão social e no mercado de trabalho; fortalecer autoestima, criatividade, empreendedorismo e consciência cidadã. Métodos: Enfoque contínuo com crianças, e pontual com as famílias do Jd Santa Elisa, Botucatu-SP, aplicando conceitos de saúde (OMS, 1986), ensino (DCN, 2001), inteligências múltiplas (Antunes,2001, Gardner, 2003), Pedagogia (Freire,1996), e a visão profissional e de mundo dos participantes. Estudantes, funcionários, docentes e parcerias, realizam, há11anos atividades culturais, científicas e tecnológicas: oficinas socioeducativas com práticas pedagógicas por faixa etária (<7anos, 7a10anos, >10anos), utilizando teorias, atividades lúdicas e lazer como estratégias de aprendizado em saúde integral e cidadania; levantamento de demandas (diálogo, caminhada transversal, cadastros, trabalhos científicos, reuniões); atividades de capacitação e geração de renda. Resultados: cadastros no bairro (> educação, capacitação, emprego e renda); trabalhos científicos ( infraestrutura, limpeza, educação, capacitação e lazer); reuniões; oficinas socioeducativas: prevenção de verminoses, zoonoses, acidentes na infância, hipertensão, diabetes, drogas e dengue; alimentação saudável, higiene, saúde bucal, valores, direitos humanos, empreendedorismo; feira de saúde e cidadania; criatividade, lazer, educação, artística, musical, cultural e ambiental, capacitação e geração de renda; criação de novos projetos. Prática universitária que forma profissionais mais cidadãos, humanos, competentes, críticos, compromissados, lideres, e comunidade com maior autoestima, renda, melhor vida, saúde. Ambos constroem cidadania e habilidades crescentes.09948porSaúde integralEducaçãoPrevençãoCidadaniaDireitos humanosResgatando a cidadania: ação conjunta de universitários da UNESP e comunidade na busca da qualidade em saúde integral e do resgate da cidadaniaTrabalho apresentado em eventoAcesso aberto2013-09948-daher.pdf53260721185180678560913137958850932750477760606143263417542631540000-0002-4951-143X