Passalacqua, Flávia Graziela Moreira [UNESP]Inforsato, Edson do Carmo [UNESP]2016-07-192016-07-192014CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 5512-55232357-7819http://hdl.handle.net/11449/141706O presente trabalho objetiva identificar as necessidades formativas de professores das séries iniciais do Ensino Fundamental, assinalando os fatores mais adequados, para que se possam projetar estratégias de Formação Continuada em Serviço que possibilitem obter resultados promissores em relação a sua viabilidade e estratégias de ação. O referencial teórico é composto por trabalhos que abordam os conceitos de formação continuada, formação continuada em serviço e necessidades formativas dos professores. A metodologia utilizada alicerça-se na pesquisa qualitativa com estabelecimento de categorias empíricas. O conjunto de dados foi obtido por meio de observações nos ambientes escolares e entrevistas. Os resultados alcançados nos possibilitaram pensam as relações existentes entre as necessidades formativas identificadas, as competências estabelecidas e que se ordenam como adequadas ou não para se tornar um bom professor e a formação continuada na modalidade em serviço. Ressaltando como critério fundamental, não apenas para a viabilidade das ações de formação continuada, mas sim, para a melhoria da formação de professores em sua totalidade, uma valorização da formação do professor como pessoa.5512-5523porFormação continuada, necessidades formativas e competencias: pensando o bom professorTrabalho apresentado em eventoAcesso abertoISSN2357-7819-2014-5512-5523.pdf07923096242704670000-0003-1939-3580