Barone, Luís Antonio [UNESP]Cunha, Bárbara Cardoso da [UNESP]Faccio, Neide Barrocá [UNESP]Pereira, Carolina Sato [UNESP]Luz, Juliana Aparecida Rocha [UNESP]Lima, Ana Beatriz Mello de [UNESP]Matheus, Eduardo Pereira [UNESP]Andrade, Gustavo de Jesus [UNESP]Cruz, Victor Maia da [UNESP]Vicente, Lívia Maria [UNESP]Queiroz Junior, Alceu Alves [UNESP]Gonçalves, Bruno Lucas [UNESP]Gonçalves, Sinthia Silvestre [UNESP]Alves, André Felipe [UNESP]Passos, Thiago de Moraes dos [UNESP]Toso, Diana Mirela da Silva [UNESP]Lima, Paula Cabral de [UNESP]Rosa, Brendo Luiz Camargo [UNESP]2016-08-042016-08-042015-08-258º Congresso de extensão universitária da UNESP, p. 1-4, 2015.2176-9761http://hdl.handle.net/11449/142337The project sought to lead the rescue of stories / tales and community knowledge memory through a collaborative research developed in partnership with indigenous teachers in place, aiming to strengthen and highlight the indigenous protagonism yesterday and today, in community building through the memory register. The project had as results the identification and registration of interesting aspects of the history and culture of the residents groups in the hamlet and allowed a debate on the resignification of facts and historical characters. Join, too, that the memory register methodology, as systematized in the project, is being used as a teaching methodology in this particular school.O projeto estimulou o resgate da memória de histórias/estórias e saberes da comunidade, através de uma pesquisa colaborativa desenvolvida em parceria com os professores indígenas do local, objetivando fortalecer e evidenciar o protagonismo indígena, ontem e hoje, na construção da comunidade, através do registro de memória. O projeto teve como resultados a identificação e registro de interessantes aspectos da história e da cultura dos grupos moradores na aldeia, bem como possibilitou um debate sobre a ressignificação de fatos e personagens históricos. Registra-se, também, que a metodologia do registro de memória, conforme sistematizado no projeto, está sendo utilizado como metodologia didática na escola em questão.1-4porMemoryIndigenous schoolCollaborative researchMemóriaEscola indígenaPesquisa colaborativaMemória étnica em comunidade indígena: cultura, identidade e históriaTrabalho apresentado em eventoAcesso abertoISSN2176-9761-2015-01-04-barone.pdf73870839757952687557408900241806