Bastos, Fernando [UNESP]Takahashi, Bruno Tadashi [UNESP]Labarce, Eliane Cerdas [UNESP]Pedro, Alessandro [UNESP]2016-07-192016-07-192014CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 4969-49812357-7819http://hdl.handle.net/11449/141811O trabalho aborda o modo como a história da ciência apareceu e interferiu numa determinada experiência de formação continuada de professores de ciências da escola básica. A fundamentação teórica da pesquisa recorreu à literatura sobre formação de professores, história e filosofia da ciência e ensino de ciências. A metodologia de pesquisa incluiu a observação participante e o tratamento dos dados segundo procedimentos de análise de conteúdo. Os resultados obtidos mapeiam aspectos dos desafios e possibilidades relacionados ao trabalho com temas da história da ciência em programas de formação de professores, tendo em vista a contribuição de tais ações para o estabelecimento de um ensino escolar que busque a formação intelectual, cultural e crítica dos estudantes.4969-4981porFormação de professoresEnsino de ciênciasHistória e filosofia da ciênciaA história da ciência na formação continuada de professores do ensino de ciênciasTrabalho apresentado em eventoAcesso abertoISSN2357-7819-2014-4969-4981.pdf95814680589219520000-0003-1626-7298