Silva, João Carlos Riccó Plácido da [UNESP]Nakata, Milton Koji [UNESP]Paschoarelli, Luis Carlos [UNESP]Raposo, Daniel2016-03-022016-03-022010Convergencias: revista de invesitigacao e ensino das artes, v. 5, 2010.1646-9054http://hdl.handle.net/11449/134596One of the actual biggest problems in big towns is the visual pollution. The advertising has become a necessity for any type of business, resulting in the use of as urban spaces as possible like fronts structures, lights, with too many colors and details to keep the attention of sight, thus becoming an important problem for the social and cultural coexistence. The work of graphic designer can reduce this problem through the concepts of visual identity applied on the enterprise building front, giving harmony in the colors and spaces where they can apply the advertising without to attack the urban beauty and esthetics.Um dos grandes problemas atuais nas grandes cidades é a poluição visual. A propaganda se tornou uma necessidade para qualquer tipo de empresa, resultando na utilização de todos os espaços urbanos possíveis como fachadas estruturas, luminosos, contendo excesso de cores e informações para chamar a atenção do olhar, tornando-se assim, um grande problema para o convívio social e cultural. O trabalho do designer gráfico pode reduzir este problema através dos conceitos da identidade visual aplicada as fachadas empresariais, trazendo harmonia nas cores e espaços onde se podem aplicar a propaganda sem que agrida a beleza e a estética urbana.porFrontGraphic designVisual pollutionFachadaPoluição visualDesign gráficoA contribuição do projeto de identidade corporativa na redução da poluição visual nas cidadesArtigoAcesso restrito942492864311966085216034441932590203116221000967