Andrelo, Roseane [UNESP]2016-03-022016-03-022012Ciência Geográfica, v. 16, n. 2, p. 148-154, 2012.1413-7461http://hdl.handle.net/11449/135079Technological innovations associated with the media made changes in the production, transmission and reception of mediatic messages. Among them, we highlight the convergence of media, and the consequent multimediality and the emergence of new possibilities of interactivity, allowing the audience to become increasingly active. But for that to happen properly, it is necessary to promote actions aimed to critical and creative use of media. Thus, this paper aims to refl ect on the need for literacy initiatives for the formation of publics, aiming what is considered a productive interactivity.Inovações tecnológicas associadas aos meios de comunicação propiciaram mudanças na produção, transmissão e recepção de mensagens midiáticas. Entre elas, destacam-se a convergência de mídias, a consequente multimidialidade e o surgimento de novas possibilidades de interatividade, permitindo que o público torne-se cada vez mais ativo. Porém, para que isso aconteça de forma adequada, é necessário promover ações que visem ao uso crítico e criativo dos meios de comunicação. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo refl etir sobre a necessidade de ações de educação às mídias para a formação de públicos, visando o que se considera uma interatividade produtiva.148-154porLiteracyMedia-educationInteractivityFormation of publicsEducação às mídiasMídia-educaçãoInteratividadeFormação de públicosPúblicos e meios de comunicação: a formação necessária para a interatividadePublic and media: the formation required for interactivityArtigoAcesso restrito3501886345972906