Daibem, Ana Maria Lombardi [UNESP]Moreira, Cláudio [UNESP]2014-06-112014-06-112008-03-07MOREIRA, Cláudio. A prática docente no ensino de ciências no Ciclo II do Ensino Fundamental. 2008. 212 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2008.http://hdl.handle.net/11449/90950O presente trabalho buscou enfocar as práticas docentes no ensino de ciências nas séries finais do Ensino Fundamental, na atualidade, e os fundamentos teóricos que as embasam, assim como o nível de envolvimento dos professores com as propostas de inovações e/ou reorganizações curriculares para tal ensino. A pesquisa, de natureza qualitativa, teve a participação de cinco professores de ciências que atuam em quatro escolas da rede pública estadual de São Paulo. Para a coleta de dados foram aplicados questionários, realizadas entrevistas individuais e grupais, observadas 25 (vinte e cinco) aulas desses professores e analisados seus planos de ensino e os livros didáticos adotados por eles. Através desses instrumentos tentou-se desvendar o retrato do ensino de ciências na atualidade e os entraves que limitam as práticas docentes para compreensão do que falta para que o ensino e a aprendizagem ocorram de modo mas satisfatório. Estes aspectos foram priorizados por serem relevantes como ponto de partida para qualquer processo de mudança no ensino. Conclui-se que, muito ainda há de ser feito, principalmente no campo da formação inicial e continuada de professores de ciências, visto que o ensino ministrado conserva os pressupostos da pedagogia tradicional, quando o desejável seria o ensino ativo, para o alcance da educação voltada para a alfabetização científica.This paper aims to give emphasis about practical teaching of science teachers of high school nowadays, as well to concern about theorical embasaments of teaching and learning and so their involvement when facing innovation and/or reorganization purposes related to this matter. The research based on qualitative data had 05 science teachers from public schools of São Paulo State and the data were gathered through 25 questionnaires, individual and grupal interviews and 25 times observation of classes by these teachers when doing that. Their schedules (plans of work), school methods adopted by high schools were still subjected to a study. By those instruments the portrait of science nowadays was the goal to face problems that this work can cause to education process, in order to bring comprehension to the lacks of teacher's practice to make them the way to a better job in education (satisfaction ways of doing this). These points of view were considered initial to any change in education process. Finally, there are so much things to do in education mainly about professional career, about its beginning and in its continuing of science teachers, cause their job still has traditional pedagogic practices and the ideal way to work could be actually being active when teaching, in order to reach scientific alphabetization in educational process.212 f. : il.porCiênciasProfessores de ensino fundamentalPrática docenteProfessor pesquisador crítico-reflexivoCiências (ensino fundamental) - Modelos de ensinoScience (high schoolarization) - Teaching modelsHigh school teachers - Continued intensive studiesPractical teachingResearcher critical - Reflexive teachersA prática docente no ensino de ciências no Ciclo II do Ensino FundamentalDissertação de mestradoAcesso aberto000549334moreira_c_me_bauru.pdf33004056079P0