Souza, Cláudio Benedito Gomide de [UNESP]Costa, Dora Isabel Paiva da [UNESP]Fiscarelli, Silvio Henrique [UNESP]2015-07-152015-07-152010Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 5, n. 2, p. 1-9, 2010.1982-5587http://hdl.handle.net/11449/124763Thinking about improving public education in Brazil means thinking not just what we wish to develop competencies and skills in individuals, but understands clearly identify the type of citizens who are training and what kind of society we want for the future. So if there are social and cultural changes they should have their comtraponto within the classroom considering education steeped in culture and therefore in the forms of modern communication. The challenge for school education is to show the students inside the classroom, as will be outside.Pensar a melhoria do ensino público no Brasil significa pensar não apenas em quais competências e habilidades desejamos desenvolver nos indivíduos, mas compreende identificar claramente o tipo de cidadãos que estamos formando e que tipo de sociedade queremos para o futuro. Assim, se existem mudanças sociais e culturais elas devem ter seu contraponto dentro da sala de aula considerando a educação imersa na cultura e, portanto, nas formas de comunicação moderna. O grande desafio para a educação escolar é mostrar para os alunos, dentro da sala de aula, como será estar fora dela.1-9porQuality of educationPublic policyPublic educationQualidade da educaçãoPolíticas públicasEnsino públicoMudança social e cultural no Brasil nos últimos 50 anos: cenário e perspectivas para a melhoria do ensino públicoSocial and cultural changes in Brazil: quality of education and public policy in the last 50 yearsArtigoAcesso abertoISSN1982-5587-2010-05-02-01-09.pdf481245907122154103974390548855798914073228135977