Souza, Micheli Gomes De [UNESP]Bassetto, Lívia Maria Turra [UNESP]2014-09-302014-09-302014-03-01Revista Brasileira de Linguística Aplicada. Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais, v. 14, n. 1, p. 83-110, 2014.1984-6398http://hdl.handle.net/11449/109723Considering the relevance attributed to the research practice during and after the undergraduate studies and the constant difficulty found by beginner researchers in this production, this article aims to analyze undergraduate students'experiences of reading and production of texts. For this purpose we applied a questionnaire to undergraduate students in the Linguistic Course of a public university from the southeast of Brazil, in order to observe, through a qualitative analysis, how these experiences contribute to the inclusion of students into the academic community and to their development as teachers/researchers. The research uses, as theoretical embasement, the literacies and textual genres concepts.Considerando a relevância atribuída à prática da pesquisa durante e após a graduação e a constante dificuldade encontrada por pesquisadores iniciantes nessa produção, este artigo objetiva analisar as experiências de leitura e produção de textos de alunos de um curso de licenciatura. Para tanto, foi aplicado um questionário a graduandos do curso de Letras de uma universidade pública de um estado da região Sudeste do Brasil com o intuito de observar, por meio de uma análise qualitativa, como essas experiências contribuem para a inserção dos alunos na comunidade acadêmica e para sua formação como professores/pesquisadores. A pesquisa conta como base teórica com os conceitos de letramento e de gêneros textuais.83-110porGêneros acadêmicosdiscurso acadêmicoformação de professoresletramento em gênerosAcademic genresacademic discourseteachersgenres literacyOs processos de apropriação de gêneros acadêmicos (escritos) por graduandos em letras e as possíveis implicações para a formação de professores/pesquisadoresThe appropriation processes of (written) academic genres by language arts undergraduates and the possible implications for teachers/researchers' developmentArtigo10.1590/S1984-63982013005000026S1984-63982014000100005Acesso abertoS1984-63982014000100005.pdf