Amador, Alisson Antonio [UNESP]Martins, Cesar de Freitas [UNESP]2022-12-202022-12-202022-01-13http://hdl.handle.net/11449/238334Esse trabalho concentra-se na segunda metade da história do samba pós bossa nova, final da década de 70 e início de 80, mais precisamente em 1978, ano de lançamento do álbum em LP “Pé no Chão", o décimo primeiro da cantora, instrumentista e compositora Beth Carvalho, conhecida também como a Madrinha do Samba. Esse disco inaugurou uma inovadora instrumentação musical e um modo novo de executar o samba a partir de instrumentos criados por integrantes do Grupo Fundo de Quintal e dos arranjos e produção do Maestro Rildo Hora. O disco de Beth Carvalho possivelmente foi o pontapé inicial de uma outra linhagem do samba, o pagode. Esse trabalho procura investigar as mudanças práticas entre a instrumentação musical do samba pré e pós 1978. Acreditamos que após a significativa contribuição para o samba da Turma do Estácio na primeira metade do século XX, o álbum “Pé no Chão” de Beth Carvalho talvez seja mais um importante advento que ajudou a moldar o samba e a música brasileira e que também culminou no principal elo entre o samba tradicional e o pagode. Este trabalho foi realizado com base nas pesquisas bibliográficas, nas entrevistas com Rildo Hora e a partir da análise técnica e musical do álbum.This work focuses on the second half of the post bossa nova samba history, in the late 70s and early 80s, more precisely in 1978, the year of the release of “Pé no Chão”, the eleventh LP album by Beth Carvalho, a singer, instrumentalist and composer, also known as “Godmother of Samba”. This record inaugurated an innovative musical instrumentation and a new way of performing samba using instruments created by members of Grupo Fundo de Quintal and arrangements and production by Maestro Rildo Hora. The album was possibly the kick-off of another samba lineage, the pagode. This work seeks to investigate the practical changes between the musical instrumentation of samba before and after 1978. We believe that after the significant contribution to the samba by “Turma do Estácio” in the first half of the 20th century, the album “Pé no Chão” by Beth Carvalho is perhaps another important advent that helped to shape samba and Brazilian music and that also created the main link between traditional samba and pagode. This work was carried out based on bibliographic research, interviews with Rildo Hora and through technical and musical analysis of the album.porMúsica - Análise, apreciaçãoMúsica brasileiraSambaO álbum Pé no chão e outra linhagem do sambaThe album Pé no chão and another lineage of sambaTrabalho de conclusão de cursoAcesso aberto